Taylor

Páginas: 8 (1839 palavras) Publicado: 29 de abril de 2013
Frederick Winslow Taylor


Frederick Winslow Taylor foi o pai da Administração Científica, revolucionando todo o sistema produtivo no começo do século XX e criando a base sobre a qual se desenvolveu a atual Teoria Geral da Administração.
Taylor nasceu em 20 de março de 1856, em Germantown no Estado da Pensilvânia (que hoje faz parte da Filadélfia) – EUA. Em 1872 ele ingressa na AcademiaPhilips Exeter em New Hampshire com o intuito de se preparar para a universidade. Ao se formar ele é aceito no curso de Direito em Harvard, porém decide seguir outra carreira e começa a trabalhar como aprendiz na Enterprise Hydraulic Works onde permanece até 1878 quando vai para a Midvale Steel Works especializada na construção de máquinas, onde começou como operário mas logo passou para escriturário,maquinista, contra-mestre (gerente) e finalmente engenheiro-chefe.
Aos 27 anos, em 1883, Taylor se forma no Instituto de Tecnologia de Nova Jersey em Engenharia Mecânica. Foi nessa época que ele desenvolveu uma série de dispositivos para o corte de metais
Seu trabalho acontece em um período da história Americana, logo após a guerra civil, onde a indústria vivia intensas mudanças. Os donos docapital tornavam-se cada vez mais ricos com a produção em massa, e as pequenas fábricas tornavam-se grandes plantas. Por outro lado o trabalhador recebia muito pouco pelos seus esforços, além dos problemas que eram gerados pelas más condições de trabalho. Nessa época a gerencia das fábricas trabalhavam com um sistema de bônus (premiação).
Taylor acreditava que esse sistema de bônus só seriaeficaz quando combinado com tarefas cuidadosamente planejadas e facilmente ensaiadas. Ele não somente sabia como planejar o trabalho de maneira eficiente, como também foi um arquiteto das mudanças organizacionais. Na sua concepção, a gerência deveria atuar de maneira cooperativa e ter uma atuação no sentido de apoiar o trabalho dos operários.
O conceito de produtividade estava em achar o desafioadequado a cada pessoa, dentro de seu potencial, então pagando-se bem pelo desempenho superior. O estudo de tempos simplesmente dobrou a produtividade na MIDVALE, além do uso de controles sistemáticos e ferramentas, e seu novo esquema de remuneração. Remunerava-se a pessoa e não o trabalho.
De 1890 a 1893, Taylor trabalha como gerente geral e engenheiro consultor na Manufacturing Investment Company,na Filadélfia onde tem a oportunidade de que precisava para testar suas teorias. Em 1983 Taylor deixa a companhia para abrir seu próprio negócio como consultor. Em 1898 ele ingressa na Bethlehem Steel onde, junto com Maunsel White e uma equipe de assistentes desenvolve o “high speed steel”, hss ou aço rápido, que é utilizado até hoje. Em 1901, já bastante conhecido, Taylor deixa a Bethlehem Steeldevido a desavenças com outros gerentes.
Taylor fez o que pode para adequar seus pensamentos às necessidades de seus clientes e a cada situação particular. Foi a primeira pessoa na história a fazer tentativas sistemáticas de melhorar tanto a produtividade com a qualidade de vida no trabalho nas fábricas.
Em 1903 Taylor publica seu primeiro livro sobre o que mais tarde chamaríamos deadministração científica: “Shop Management” (Direção de Oficinas) onde trata pela primeira vez de suas ideias sobre a racionalização do trabalho.
Foi no ano de 1906 que ele publicou “The Art of Cutting Metals” (A Arte de Cortar Metais), e foi eleito presidente da Associação Americana dos Engenheiros Mecânicos e recebe o título honorário de Doutor em Ciência pela Universidade da Pensilvânia.
Somente em1911 é que Taylor publica sua obra mais importante revelando de vez os princípios da administração científica que se tornaria a base da Teoria Geral da Administração. Em “Principles of Scientific Management” (Princípios da Administração Científica) Taylor descreve toda sua teoria sobre a administração que contém princípios até hoje utilizados pelas empresas ainda que com algumas alterações,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Taylor
  • Taylor
  • Taylor
  • Taylor
  • Taylor
  • Taylor
  • Taylor
  • Taylor

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!