Taxus Brelifolia

2456 palavras 10 páginas
INTRODUÇÃO
Teixos são árvores do grupo das resinosas que, todavia, podem ter aspecto arbustivo. São árvores de crescimento lento que atingem 10 a 15 metros de altura (ou um pouco mais em casos raros) e vivem entre 1500 e 2000 anos. As folhas duram 8 anos.
Os Teixos são muito bonitos e muito usados, atualmente, como plantas ornamentais, mas estiveram quase em vias de extinção devido à sua toxicidade, a ponto de terem sido necessárias "medidas de proteção”.
Diz-se que os Teixos eram muito vulgares nos cemitérios, no tempo em que os caixões eram levados em carroças puxadas por cavalos. Uma antiga crença celta dizia que os Teixos plantados nos cemitérios garantiam proteção aos mortos e a vida eterna. Logo, enquanto esperavam as cerimónias fúnebres os cavalos iam comendo as folhas dos Teixos e morriam "intoxicados".
Esta referência à morte dos cavalos nos cemitérios é apenas um dos motivos que determinaram a "perseguição" aos Teixos e a sua destruição sistemática, devido à sua toxicidade.
No entanto, muito recentemente, descobriu-se que Taxina (ou paclitaxel) é uma substância muito útil na produção de medicamentos para curar o cancro e as doenças do coração.
A Taxus brevifolia, vulgarmente conhecido como Teixo do pacífico, é um membro da família dos Teixos (Taxaceae). Do córtex dessa planta, é extraído o diterpenóide Paclitaxel (taxina), que possui as propriedades que ajudam nos tratamentos oncológicos no combate do cancro dos pulmões, mama e ovário, traduzindo-se o seu efeito na inibição da proliferação das células cancerígenas, evitando o alastramento do cancro.
A Taxus brevifolia tornou-se então a espécie de Teixo mais explorada pela indústria farmacêutica, apesar de sua relativa escassez, que tem sido agravada também por essa exploração. A quantidade de casca de T. brevifolia para se extrair uma quantidade de 2g de Taxol (nome comercial do paclitaxel), o necessário para o tratamento de um paciente, é relativamente grande. Logo, a exploração predatória

Relacionados