Taxemia Gravitica

Páginas: 16 (3869 palavras) Publicado: 10 de julho de 2014
Introdução
A toxemia gravídica é doença multissistêmica, ocorrendo habitualmente no final da gravidez, e caracterizada por manifestações clínicas associadas e peculiares: hipertensão, edema e proteinuria. Nas suas formas graves, em virtude da irritabilidade do sistema nervoso central, instalam-se convulsões e a doença é denominada eclampsia; ausente às crises convulsivas trata-se depré-eclampsia.





















A constituição da toxemia gravídicas
As toxemia gravídicas constituem a entidade clínica mais importante da Obstetrícia atual, ponto-de-vista que se apóia na incidência relativamente grande, no desconhecimento de sua etiologia e no elevado obituário materno e fetal ainda existente, traduzindo a inocuidade dos recursos terapêuticos. Juntamente com ashemorragias e as infecções, estão entre as três principais causas de morte materna no ciclo gestatório.                       
Conceituação
Considera-se a hipertensão ocorrida na gestação dividida em quatro categorias:
Hipertensão crônica (de qualquer etiologia, mas quase sempre essencial).
Pré-eclampsia.
Pré-eclampsia sobreposta à hipertensão crônica.
Hipertensão transitória (gestacionalou tardia).
A hipertensão incide em quase 10% de todas as gestações. A hipertensão crônica apresenta grande variação na sua prevalência (1 a 5% do total das gestações), em virtude de diferenças geográficas. A incidência de toxemia em população indigente pode estar acima de 10% e em nulíparas (mulheres que nunca tiveram filho) entre 10 e 20%.
Pré-eclampsia. É doença privativa da gravidez,particularmente de nulíparas, que aparece após 20 semanas, mais freqüentemente perto do termo, tendo como tríade sintomática característica a hipertensão, o edema e a proteinuria. Excluem-se os eventos clínicos excepcionais (hidropisia) e os casos de mola hidatiforme onde a toxemia pode surgir em épocas mais precoces da gravidez.
Hipertensão. Define-se, arbitrariamente, como hipertensão a pressãoarterial (PA) que é igual ou superior a 140/90 mmHg*. Muitos exigem seja a medida feita, pelo menos, em duas ocasiões, espaçadas no mínimo por 6 horas, e com a paciente em repouso, tamanha a labilidade da PA.
Há tendência em considerar, durante a gestação, especialmente em mulheres jovens, níveis de hipertensão mais baixos que os estabelecidos, levando em conta não a mortalidade materna, relativamenteinexpressiva, mas o obituário fetal.
Acréscimos de 30 mmHg na pressão sistólica (PS) ou de 15 mmHg na diastólica (PD) são também considerados anormais, não importa sejam os valores absolutos atingidos.
Proteinuria. É considerada proteinuria significativa à excreção de 300 mg ou mais de proteína em urina de 24 horas, o que corresponde usualmente a 300 mg/l ou 1+. A proteinuria é usualmente sinaltardio no curso da toxemia.

Edema. Inicialmente constitui o chamado edema oculto, aumento subitâneo de peso igual ou superior a 500 g/semana. Posteriormente, torna-se visível e é do tipo generalizado (dedos das mãos, face e abdome), ou anasarca. Conquanto o edema generalizado seja mais assíduo na toxêmica, ele é comum na gravidez normal, e foi proposto retirá-lo da tríade sintomáticacaracterística da pré-eclampsia, o que não é sancionado por todos.
Eclampsia. É a ocorrência de convulsões em paciente com pré-eclampsia que não possa ser atribuída a outras causas. A pré-eclampsia/eclampsia constituem duas formas clínicas dentro da mesma doença.
Hipertensão crônica. A hipertensão crônica é definida como a hipertensão anterior à gravidez ou diagnosticada antes de 20 semanas de gestação.Os níveis tensionais adotados são os mesmos da toxemia. A hipertensão que é diagnosticada pela primeira vez durante a gravidez persiste além do 42° dia do pós parto é também classificada como hipertensão crônica.
Pré-eclampsia sobreposta à hipertensão crônica. Faz-se o diagnostico quando ocorre acréscimo na PA (30 mmHg na sistólica e 15 na diastólica) juntamente com o aparecimento de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Concentração gravitica
  • Concentração gravitica
  • QUESTIONÁRIO DE CONCENTRAÇÃO GRAVÍTICA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!