Taxa Selic

Páginas: 2 (323 palavras) Publicado: 6 de setembro de 2014
Introdução

A sigla Selic significa Sistema Especial de Liquidação e Custódia. Trata-se de um sistema computadorizado, cujo responsável é o Banco Central, ao qual apenasinstituições financeiras têm acesso

O sistema Selic foi criado no final 1979, com a função de organizar a troca física de papéis da dívida e viabilizar uma alternativa à liquidaçãofinanceira por meio de cheques do Banco do Brasil.

Dos idos de 1979 aos dias de hoje, muita coisa mudou. A começar pelo fato de que as operações financeiras não mais sãoregistradas em meio físico (isso mesmo, tudo era feito à mão!). Atualmente o registro é eletrônico.

A criação da taxa Selic é um pouco mais recente, a primeira meta foi divulgadaem 5 de março de 1999. Antes dela, para fins de política monetária, o Copom fixava a TBC (Taxa Básica do Banco Central). A taxa Selic é, portanto, uma referência para a economiabrasileira.

A dinâmica da economia é mesmo contraditória. Suas variáveis estão todas emaranhadas, são interdependentes. Qualquer movimento brusco pode resultar em um caoseconômico.

A diminuição da taxa básica de juros, como foi demonstrado, tem o poder de aquecer a economia. E uma economia aquecida significa mais emprego, mais salários e, portanto,aumento do consumo produtos e serviços.

E, de acordo com a lei da oferta e procura, quanto maior for a demanda, maiores os preços de produtos e serviços. Em português claro?Inflação.

É por isso que a meta da Selic periodicamente desce-e-sobe (veja o movimento no gráfico). O porquê disto? Se baixa demais, gera inflação: o governo é obrigado aelevá-la novamente. Se permanecer muito alta, o País entra em recessão, a sociedade pressiona e o governo reduz novamente a taxa. E assim caminha a economia..... brasileira.
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Taxa selic
  • Taxa selic
  • Taxa selic
  • Taxa selic
  • taxa selic
  • Taxa selic
  • taxa selic
  • Taxa Selic

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!