Taxa De Cambio

Páginas: 12 (2859 palavras) Publicado: 29 de março de 2015
Câmbio flutuante é o sistema em que as operações de compra e venda de moedas funcionam sem controle sistemático do governo. O valor das moedas estrangeiras flutua de acordo com a oferta e a demanda no mercado.
Desde 1999, o Brasil passou a adotar o sistema de câmbio flutuante. Na passagem do regime de câmbio fixo para o câmbio flutuante, ocorreu a crise da desvalorização do real.1 Este tipo desistema é criticado por facilitar a desvalorização da moeda mediante o risco que as medidas do governo podem dar

 O câmbio é uma operação financeira caracterizada pela troca da moeda de um país pela moeda de um outro. É um elemento do sistema monetário internacional, com o objetivo de facilitar as transações entre países. Foi regulamentado durante a Conferência de Bretton woods. Em 1976, com osAcordos da Jamaica, a comunidade internacional abandonou esse sistema e legalizou as taxas de câmbio (preço de uma moeda em relação à outra) flutuantes.
 
Existem várias formas de regimes cambiais, mas a taxa de câmbio é determinada em um país. Os mais utilizados são os câmbios fixo e o flutuante. No regime de taxas fixas, o Banco Central se compromete a comprar e vender moeda estrangeira a um preçofixo em geral o dólar. Esse preço de referência pode sofrer alterações ou pode permanecer inalterado, isso vai depender da decisão do Banco Central.
 
No regime flutuante (flexível) a taxa de câmbio oscila exclusivamente em função da oferta e demanda no mercado. A liberação da taxa cambial faz com que o valor das moedas estrangeiras flutue de acordo com o interesse que despertam no mercado,segundo a interação da oferta e da procura. O Brasil até 1999, possuía um regime de cambio fixo. Naquela época, US$ 1 valia R$ 1. Atualmente, o Brasil um regime de câmbio flutuante, isto é, o preço do dólar varia de acordo com a oscilação do mercado.
 
Em suma, os dois tipos de câmbio podem ser definidos da seguinte maneira:  Câmbio Fixo: Um sistema de câmbio em que o Banco Central de um paísestabelece um valor fixo para a paridade entre a moeda local e o dólar.
  Câmbio Flutuante: Taxa de câmbio que flutua livremente segundo a maior ou menor procura de moeda estrangeira.

Câmbio fixo ou flutuante: qual deles é melhor?
Há poucos anos, quando a Argentina ainda era considerada um país-modelo na América Latina, começou a ganhar força no continente a idéia da dolarização. O Equador, por exemplo,embarcou nela em setembro de 2000. Renomados economistas internacionais, como Robert Barro, da Universidade Harvard, defenderam com vigor que os países da região só teriam a ganhar se fizessem uma união monetária com os Estados Unidos. Foi uma época de ouro para os defensores dos diferentes tipos de câmbio fixo.
De lá para cá, o pêndulo migrou para o lado do câmbio flutuante. As duas maioreseconomias da América do Sul, Brasil e Argentina, após sofrerem duros ataques especulativos, acabaram optando por desvalorizar as moedas e deixar a cotação do dólar variar de acordo com as forças do mercado.
Por ora, é quase impossível ouvir alguém defendendo abertamente a dolarização. Mas será que a discussão está encerrada? Dá para dizer que o câmbio flutuante é mesmo a melhor opção para os países daregião? Ou será que a oscilação do dólar significa um componente extra de volatilidade em países já normalmente instáveis? Essas perguntas estiveram na pauta de um dos encontros do Fórum Econômico Mundial.
Do debate entre economistas e empresários de diferentes países, algumas conclusões foram quase consensuais. O primeiro ponto enfatizado é que não existe regime de câmbio perfeito. Qualquerescolha que se faça traz alguns benefícios e alguns problemas. Veja os dois casos extremos, o câmbio totalmente fixo e o câmbio totalmente flutuante.
No primeiro caso, há resultados muito positivos no campo da inflação. "Dificilmente o Brasil teria tido tanto sucesso no controle da inflação sem a âncora cambial", diz Oswaldo de Assis, sócio do banco Pactual. Por outro lado, é possível conviver por...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Taxa de Câmbio
  • Taxa de cambio
  • Taxas de Cambio
  • Taxa de cambio
  • Taxa de câmbio
  • taxa de cambio
  • Taxa de cambio
  • Taxa De Câmbio

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!