Tavares Bastos e Oliveira Vianna

Páginas: 5 (1128 palavras) Publicado: 5 de abril de 2014
PENSAMENTO POLÍTICO BRASILEIRO EM OS DILEMAS DO LIBERALISMO NO PENSAMENTO DE TAVARES BASTOS E LADRILHADORES E SEMEADORES
Tanto Aureliano Tavares Bastos e Oliveira Vianna eram grandes políticos que contribuíram imensamente ao desenvolvimento do pensamento político brasileiro moderno. Suas obras construíram uma fundação para uma filosofia política próprio do Brasil. Tavares Bastos e OliveiraViana criam duas balizas opostos de pensamento político no Brasil mediante suas obras e carreiras políticas que serviam como limites para outros pensadores e localizam o âmbito político no Brasil entre os dois.
Tavares Bastos se gradou em Direito na Faculdade de Direito de São Paulo. Aí mesmo ele conheceu Ferreira Viana, Paulino de Souza e Gaspar da Silveira Martins e outros relações políticasimportantes. Mais tarde, ele se doutorou em 1859 em direito, e em 1860, começou sua carreira política. Em 1861, publicou, anonimamente, no “Correio Mercantil”, um importante jornal do Rio de Janeiro, as Cartas do Solitário. As Cartas tratavam de diversos assuntos, incluso a centralização administrativa e as comunicações com os Estados Unidos. Nove anos mais tarde, ele marca o princípio de sua vidaacadêmica com a publicação do livro “A Província”, no qual se opõe a centralização do poder público. Tavares Bastos publica dois mais livros influentes, “A Situação e o Partido Liberal” e os “Estudos sobre a Reforma Eleitoral”, em 1872 e 1873 respectivamente. Ele viajou a Europa em 1874, para tratar sua saúde, onde faleceu de pneumonia. Seu corpo foi enterrado na cidade do Rio de Janeiro o 02 de maio de1876.
Oliveira Vianna ingressou-se na Faculdade Livre de Direito, no Rio de Janeiro, onde bacharelou-se em 1906. Logo em 1916, ingressa como catedrático na Faculdade de Direito da Universidade Federal Fluminense, em Niterói. Escreveu “Populações Meridionais do Brasil”, considerado um clássico do pensamento nacional, em 1918. Depois de ter sido removido pelo corpo docente, volta a ela em 1930,para ocupar uma cadeira nova. Durante esse cargo, ele escreve três livros importantes que são “Problemas de Direito Corporativo”, “Problemas de Direito Sindical” e faz estudos sob a denominação de Direito do Trabalho e Democracia Social. Durante sua carreira política, ocupa diversas funções públicas estaduais e federais, até tornar-se ministro do Tribunal de Contas da União em 1940. Suas obras,sobre a formação do povo brasileiro, são incluídos nas primeiras obras que tentaram analisar temas através um prisma sociológico.
Um dos mais importante aspectos que se precisa entender a fim de que se compreenda as obras de Tavares Bastos e Oliveira Viana é suas definições do indivíduo e individualismo. Para Tavares Bastos, “a forma como o indivíduo age está condicionado pela maneira como ele seinsere no meio social” (Silva, 5). Assim, na vista dele a conduta de indivíduos é um produto de como tal indivíduo participa no meio social. Por sua vez, Oliver Vianna rejeita o individualismo e não faz nenhuma ênfase sobre o indivíduo em Ladrilhadores e Semeadores. Mesmo que ambos autores discordem sobre o indivíduo, eles enfatizam a importância de ideias sobre os indivíduos. Por isso, elegem osistema político que eles mesmos opinam que servirá para corrigir os aspectos negativos da formação brasileiro e melhor desenvolver o Brasil no presente.
Juntamente, os autores atribuem os males atuais do Estado brasileiro à formação dele durante a colonização. Tavares Bastos encarna a ideologia de Rousseau em que ele acredita que “...um determinado processo paulatinamente construiu um abismo entreos homens por meio da propriedade, das leis e do poder político...” (Silva, 7) é a causa da condição brasileira. Porém, Oliveira Vianna indica que “...a desorganização e a anarquia característicos de nossa formação...” (Piva, 91) é a razão pelo atraso do Brasil. Tal como os dois autores veem a formação colonial do Brasil como a fonte dos más atuais do Estado, eles julgam que o Estado é um mal...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Tavares bastos e oliveira viana (vida e obra)
  • Oliveira vianna
  • Oliveira Vianna
  • oliveira vianna
  • Tavares bastos e visconde uruguai
  • Oliveira Vianna- Populações Meridionais
  • O AUTORITARISMO EM OLIVEIRA VIANNA
  • Oliveira Vianna e cidadania

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!