TAUILE_Ricardo._Para_re_construir_o_Brasil_conetmporaneo._Parte_1._Capitulos_1-4

23107 palavras 93 páginas
Introdução

A atual revolução tecnológica, a "revolução da informação", não deve ser considerada como uma "terceira revolução industrial". A confusão entre esses conceitos, comum entre autores consagrados, dificulta a percepção das questões realmente em jogo na entrada do século XXI. A revolução da informação rompe com preceitos capitalistas fundamentais, estabelecidos anteriormente pela revolução industrial. Nesta, a articulação entre economias de escalas, automação rígida e volume crescente de emprego (proveniente da vigorosa expansão da economia urbano-industrial) proveram um consumo afluente tanto da parte dos empreendedores como dos trabalhadores, materializando o lucro que realimenta o processo de acumulação capitalista de mais investimentos.
Fruto de três séculos de evolução do capitalismo mercantil em direção ao capitalismo produtivo, a revolução industrial pode ser considerada uma revolução tecnológica, como outras que a precederam. Ela estabeleceu novos padrões de se produzir materialmente, bem como de se organizar socialmente a produção, viabilizando uma nova racionalidade de reprodução, ampliação e aprofundamento das estruturas de poder econômico que progressivamente se tornavam hegemônicas. Nas fronteiras do capitalismo, vinha à luz a chamada subsunção real do trabalho ao capital: além de só se poder trabalhar em condições de assalariamento, era necessário aceitar o ritmo imposto pelas máquinas e a lógica dominante da acumulação capitalista.
Para além das questões estritamente tecnológicas, das formas de produção de excedente econômico, tratadas no âmbito
17

INTRODUÇÃO

INTRODUÇÃO

do processo de trabalho, o impacto da revolução industrial abrangeu inclusive as formas predominantes de interação entre os agentes econômicos, sociais e políticos. Investimentos em fábricas muito maiores e mais produtivas engajavam trabalhadores em grande quantidade, gerando remunerações do trabalho e do capital, que, por sua vez, retornavam ao

Relacionados