Tatps csharp

899 palavras 4 páginas
Cadastro de Clientes em C# usando conceitos de ADO.NET – Parte 1 neste artigo um Cadastro simples de Clientes em Windows Forms usando C# e os conceitos de ADO.NET, como SqlConnection e SqlCommand. Com exceção da criação do banco e das tabelas, todo o resto será via código, desde a criação dos métodos de acesso aos dados até os métodos de inclusão, exclusão, consulta e atualização dos dados. Acompanhem: Comece criando um novo projeto do tipo Windows Forms em C#. Dê o nome de CadastrodeClientes e clique em OK.
[pic]

Agora abra o Server Explorer (CTRL + W + L), clique com o botão direito em cima de Data Connections e clique em Create New SQL Server Database.
[pic]

Em Server Name, escolha o nome do seu servidor do SQL, em Log on the Server, deixe como Use Windows Authentication, dê o nome de Clientes ao seu DataBase e clique em OK. Você verá que o database foi criado. Expanda-o, clique com o botão direito em Table e clique em Add New Table. Vamos criar a tabela de clientes como exemplo.
[pic]

Crie as tabelas como mostra a imagem acima, e lembre-se de deixar a coluna IDCliente como Primary Key, clicando em Set Primary Key no menu acima. Salve a tabela com o nome tbClientes. Lembre-se também de especificar que a coluna IDCliente é Identity, ou seja é identada, terá um número próprio, assim não precisaremos especificá-lo na hora da inserção dos dados. Só alterar a opção, Is Identity, como mostra a imagem abaixo:
[pic]

Vamos criar esses 8 campos como exemplo, permitindo valores nulos apenas nas duas últimas colunas. Para entender os conceitos de ADO.NET, de início vamos criar no formulário apenas 3 botões, Inserir, Excluir e Atualizar e fazer as instruções SQL via código. Mais a frente faremos a consulta aos dados inseridos por meio do controle DataGridView, do Visual Studio. Dito isto, crie 3 botões no formulário, como mostra a imagem a seguir:
[pic]

Nas propriedades dê os nomes, em Name, de btnInserir, btnExcluir e btnAtualizar. Dentro

Relacionados