TatianaDeccachePacheco A1 CND

550 palavras 3 páginas
Divisões dos hemisférios cerebrais e suas funções

A anatomia do cérebro é complexa devido à sua estrutura e diversas funções. Este órgão atua como um centro de controle, recebendo, interpretando e distribuindo as informações sensoriais ao longo do corpo. Há três principais divisões do cérebro: os grandes hemisférios cerebrais, o cerebelo, e o tronco cerebral.
O córtex cerebral é o lugar onde se encontra o poder do cérebro para desenvolver a linguagem, pensamento abstrato, consciência e imaginação. Ele é dividido em dois hemisférios: direito e esquerdo. O lado direito do cérebro controla o lado esquerdo do corpo, e vice-versa.
Os hemisférios também são divididos de acordo com o tipo de pensamento a ser processado ou produzir. O direito está mais preocupado com o pensamento artístico, espacial e musical. Enquanto o esquerdo está mais voltado para os aspectos racionais, e verbais e lineares, como por exemplo: as atividades matemáticas, científicas e de linguagem.
O sulco central e sulco lateral dividem cada hemisfério cerebral em quatro secções chamadas lobos:
O lobo frontal
Ele é o verdadeiro centro de comando e controle do nosso corpo. O lobo frontal é responsável por funções como raciocínio, resolução de problemas, julgamento e controle de impulso. Ele também gerencia as nossas emoções mais elevadas, como empatia e altruísmo. Este lóbulo também está envolvido ao controle motor e da memória.
O lobo parietal
O lobo parietal está envolvido com o processamento da dor e sensação de toque. Também está associado à cognição, movimento, orientação espacial, reconhecimento e fala.
O lobo temporal
O lobo temporal é responsável pelo gerenciamento da memória. está relacionado à sensação auditiva, A sua principal função é processar os estímulos auditivos.

O lobo occipital
O lobo occipital controla uma das funções essenciais para uma vida autónoma de um ser Humano, a visão.

Disfunções cerebrais e o processo de Aprendizagem

As disfunções cerebrais, assim como as lesões

Relacionados