TAT TÉCNICA PRPGETIVA

667 palavras 3 páginas
TAT

Por processo TAT - Teste de Aperceção Temática, entende-se o conjunto dos mecanismos mentais implicados numa situação singular, no qual se pede ao sujeito para "imaginar" uma história a partir de 16 cartões, todos eles com imagens diferentes, onde se vê uma situação relacional.
É um teste projetivo em que cada prancha reenvia para um tema especifico.
Chama-se de Aperceção, sendo este um termo que provém da situação onde o sujeito se confronta com as imagens. A interpretação que lhes vai dar provém daquilo que ele perceciona e vê, mas também das memórias afetivas da experiência que o sujeito tem ou teve.
A hipótese fundamental era que o sujeito se identificasse com a personagem central e todas as outras personagens que fiquem na prancha, imaginando-os reportados ao meio envolvente real do sujeito.
Baseado na teoria psicanalítica, todos os cartões têm um conteúdo manifesto, ou seja, aquilo que a imagem mostra, e um conteúdo simbólico, que nos reenvia para as experiências vividas pelo sujeito.
Tem como objetivo demonstrar os modos de funcionamento dos indivíduos numa situação de conflito, o que importa saber é como ele organiza histórias em situações de conflito.
Aplica-se a partir dos 9 anos e não tem idade limite. A aplicação é feita numa única sessão e a instrução dada no início. No final, são analisadas as respostas com a ajuda de uma folha de análise.
A versão original era composta por 31 cartões divididos em várias séries, uma série só para adultos, outra série só para seres masculinos e outra só para mulheres. Hoje em dia, só se empregam 16 pranchas.
O TAT divide-se em várias séries, cada uma com um padrão de comportamento e com um modo de funcionamento mental associado, tendo em conta a cotação das respostas do indivíduo. Quanto mais respostas tiver de cada série, mais se enquadra nesse tipo de funcionamento.
A = série de rigidez - Tipo neuróticos.
Privilegia fatores de rigidez, típicos de uma estrutura obsessiva como o distanciamento no

Relacionados