TAS REFRAÇÕES DA QUESTÃO SOCIAL NO PASSADO EXTRAPOLANDO NO CONTEXTO DA ATUALIDADE

1145 palavras 5 páginas
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

3 CONCLUSÃO ......................................................................................................... 6

REFERÊNCIAS ......................................................................................................... 7

1 INTRODUÇÃO
No Brasil, a questão social está inserida em um cenário político, econômica e social, com práticas autoritárias e conservadoras em benefício de minorias privilegiadas gerando injustiça e desigualdade social.
Com o surgimento de novos problemas, vinculados às modernas condições de trabalho surgem também à consciência da classe trabalhadora de sua situação de exploração.
A questão social é um reflexo da ascensão do capitalismo deixado na sociedade, pelo qual, a população desprovida de capital passará a enfrentar essas expressões.
Inicialmente era vista como questão moral, e tratada nas origens do assistencialismo patrocinada pela burguesa e desenvolvido pela Igreja Católica. Os primeiros profissionais buscaram amenizar os conflitos gerados entre a classe operária e sistema capitalista.
A partir da década de 1940 a questão social, é então reconhecida como um problema de Estado; e as respostas a algumas exigências da classe trabalhadora são atendidas com as garantias de leis trabalhistas.
Discute-se, neste texto subsídios para compreender as relações sociais peculiares ao sistema social capitalista e as expressões da questão social no passado extrapolando no contexto da atualidade, e os impactos trazidos pelas expressões da questão social perante as transformações societárias na juventude da sociedade brasileira.

2 DESENVOLVIMENTO
Após a Revolução de 1930, intensificou-se no Brasil, o processo de industrialização e urbanização, essa Era industrial capitalista, marcou grandes transformações socioeconômicas e políticas e culminou com o agravamento da questão social.
Expressa a contradição

Relacionados