tarefa1 de Organiza o da Educa o Brasileira

1212 palavras 5 páginas
Universidade Aberta do Brasil-UAB

Universidade Federal de São João Deu – Rei – UFJ

Núcleo de Educação a Distância – NEAD

Disciplina Organização da Educação Brasileira

Pólo: Itamarandiba

Tutora a Distância: Vanda dos Reis Nascimento

Tutora Presencial: Maria Lucia Santos

Estudante: Valdete Aparecida Correia

Itamarandiba, 13 de Abril 2015

Entrevista

Fonte: Prof.ª Maria Edelvira de Castro Importância da inclusão no cotidiano escola. Ma. Edelvira, Professor da Faculdade de Educação da Universidade de Uni Araxá, Araxá, Libras - Língua Brasileira de Sinais.
1. O que levou você a especializar na área de educação especial, como à senhora se tornou uma mestra no campo da educação profissional, seja pelo conhecimento geral que detém, seja pelo conhecimento profundo da respectiva legislação?
Prof.ª Maria Edelvira: Tenho habilitação em pedagogia, supervisão, orientação e educacional. Trabalhei muitos anos com educação infantis o que me proporcionou condições de observar o início da aprendizagem de várias crianças. Percebi a importância de respeitar o ritmo e como cada um aprende. Sei que todos, de acordo com a legislação têm direito a “Educação”. Então fiz cursos de LIBRAS, BRAILLE, e estudei muito sobre outros tipos de deficiência.

2. Qual a importância da inclusão na vida das pessoas?

Prof. Edelvira: Inclusão é a aceitação das diferenças, da diversidade. É muito importante que todos possam se sentir aceitos, participativos com as mesmas possibilidades. Não faz sentido algum pensar na deficiência precisamos focar nas possibilidades.

3. O que mais impressionou você durante sua trajetória de educação especial?
Prof. Edelvira: O que mais me assusta é o despreparo de alguns professores, a indiferença em relação ao outro, e, sobretudo o não comprometimento com o direito do outro.
Comentários:
O capítulo V, artigo 58, da Lei das Diretrizes e Bases Nacionais, classifica educação especial “como

Relacionados