Tarefa Escrava Isaura

Páginas: 5 (1219 palavras) Publicado: 7 de agosto de 2013
Nome: Joyce Favoretti Cardoso
Curso: Pós Graduação – Revisão de Texto
Turma : LING- 9- AVM
Disciplina: Metodologia de Pesquisa e Produção Cientifica
Professora: Sandra Regina Côrrea Brant

PROPOSTA DE TEMA DE PESQUISA

Tema:
A crítica social da obra Escrava Isaura na História do Brasil.
Problema de pesquisa:
De que forma o vocabulário crítico regionalista presente na obra “EscravaIsaura” influenciou a história do Brasil?
Objetivo Geral:
Analisar a crítica social da obra “Escrava Isaura” de Bernardo Guimarães.
Objetivos Específicos:
Estudar e observar o contexto físico e social brasileiro na época em que a obra foi redigida;
Pesquisar os preconceitos da sociedade escravocrata presente na obra;
Avaliar através da Obra de Bernardo Guimarães o efeito que aliteratura regional causou ao ambiente social e a História do Brasil na época;
Analisar a crítica social presente na época.
Justificativa:
Literatura é uma problematização do mundo, incita a reflexão.
Acredito que o escritor tem dever e honra para com os leitores de mostrar o contexto social e físico do tempo em que esta inserida a obra, relatar desafios, quedas e lutas para possíveis emancipações erecordações da própria história do seu povo e futuras consultas.
Sempre fui atraída e fascinada pela História do Brasil e sua contextualização na literatura para estudos de consonância individual da minha personalidade em sempre desejar aprender.
A análise de uma obra romancista que mais se situa, na realidade, com uma linguagem fascinante e popular, recheada de adjetivos e belíssimasdescrições, ao mesmo tempo em que, apresenta a dor e o sofrimento vivido por seus personagens numa época em que a História do Brasil recebia seu marco principal, revivido até hoje e perpetuado por Bernardo Guimarães.
Assim sendo de fundamental importância, apresentar as repercussões críticas desse marco histórico na obra Escrava Isaura e a inserção do seu contexto crítico social para analise entre uma épocavivida, seu contexto na literatura e de toda uma história na luta abolicionista do Brasil e esclarecimentos.
Revisão de Literatura:
No início do século XIX, idealizava-se no Brasil uma literatura que representasse o verdadeiro espírito nacional.
Este processo de institucionalização da nossa literatura esteve intrinsecamente ligado ao processo de independência política. E o romantismosignificou para nossa literatura um período de grande evolução, pois transmitia um forte sentimento nacionalista e de rejeição à literatura produzida na época colonial, que era feita aos moldes portugueses.
Como sintetizou Carlos Alberto Vechi (2001, p. 7)
"A estrutura narrativa de A Escrava Isaura segue o modelo folhetinesco das histórias românticas: para atingir seu ideal e obter o reconhecimento detodos, o herói tem que realizar uma jornada perigosa, onde a própria vida é colocada em risco”. 
Em 1875, neste cenário aparece a obra Escrava Isaura de Bernardo Guimarães, que explora a questão mais polêmica da sociedade da época – escravidão.
O autor coloca na fala de personagens o ideal abolicionista e o regime da escravidão de forma sutil, para não afastar o público destinatário ao livro, comono seguinte trecho de Álvaro
- A escravidão em si mesma já é uma indignidade, uma úlcera hedionda na face da nação, que a tolera e protege. Por minha parte, nenhum motivo enxergo para levar a esse ponto o respeito por um preconceito Absurdo, resultante de um abuso, que nos desonra aos olhos do mundo civilizado. Seja eu embora o primeiro a dar esse nobre exemplo, que talvez será imitado. Sirvaele ao menos de um protesto enérgico e solene
contra uma bárbara e vergonhosa instituição. (GUIMARÃES, 2005, p. 110)
Contudo, o abolicionista Joaquim Nabuco explica que “eles [escravos] precisam, não somente de trabalho, certo e permanente, que o salário lhes pode achar, mas também de que a sua propriedade humana continue a ser permutável, isto é, a ter valor na carteira dos bancos e desconto...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A Escrava Isaura
  • Escrava Isaura
  • Escrava isaura
  • escrava isaura
  • Escrava Isaura
  • A ESCRAVA ISAURA
  • Escrava isaura
  • Escrava isaura

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!