Tarefa 1 - Paralelo entre os governos Getúlio Vargas e Juscelino Kubitschek.doc

336 palavras 2 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
Coordenadoria Institucional de Educação a Distância/UAB
Curso de Especialização em Gestão em Saúde – Modalidade à Distância

Tarefa 1 - Elaborar um texto contendo um paralelo entre os governos Getúlio Vargas e Juscelino Kubitschek, no que se refere às estratégias de desenvolvimento adotadas.

O Brasil desde 1889 vem vivenciando um grande processo de modernização em sua historia política, social, cultural e econômica. Neste marco histórico é possível destacar as estratégias de desenvolvimento econômico adotadas pelo governo de Getúlio Vargas e Juscelino Kubitschek. Apesar dos governos viverem em épocas diferentes na história do Brasil, ambos são marcados por um rápido processo de industrialização, grande utilização do dinheiro público em setores estratégicos e investimentos privados com capital nacional e internacional.
Vale enfatizar que o governo de Getúlio Vargas teve uma política centralizadora e o mesmo ficou conhecido como Estado Novo ou Ditatorial. Durante esse período houve a reorganização do poder estatal, a criação da Justiça do Trabalho e Eleitoral, dos Ministérios do Trabalho, da Educação e da Saúde, do IBGE e da Universidade do Brasil e o Serviço do Patrimônio Histórico do Brasil, além da crescente industrialização, financiada por meio do estado, com a criação da Petrobras, Vale do Rio Doce entre outras. Já o governo de Juscelino Kubitschek teve um estado desenvolvimentista e ficou conhecido como governo democrático. Esse período foi baseado em um programa de obras públicas, denominada de Plano de Metas – 50 anos em 5 anos- sendo 30 metas definidas e planejadas e dividida em cinco eixos, sendo eles: energia, transporte, indústria de base, alimentação, educação mais a criação de Brasília. Além disso, foi nesse período que o capital estrangeiro teve uma grande influencia na economia brasileira.
Em resumo, ambos os governos supracitados foram de suma importância para economia brasileira no Brasil de ontem, de

Relacionados

Outros Trabalhos Populares