Tapacurá

Páginas: 8 (1919 palavras) Publicado: 5 de abril de 2013
Introdução
Situada no Município de São Lourenço da Mata, e ocupando uma área de 776 hectares, divididos em 400 hectares de água (açude) e 376 hectares Mata Atlântica Úmida (umbrofila) e Mata Atlântica Seca (estacionária). A Estação Ecológica do Tapacurá destina-se a pesquisas na área de Botânica, Zoologia e Ecologia. Lá foi ministrada, uma aula prática de campo nos dias 01 e 02 de março de 2013.Esta foi organizada e coordenada pelos professores e mestres em Ciências Biológicas da Universidade Federal Rural de Pernambuco Senhores Geraldo, Jozélia, Ana e Nicoli, na qual tivemos à oportunidade única de presenciar toda a riqueza da flora e da fauna existente nesta região.

De acordo com informações relatadas pelo professor Geraldo, quando falamos de Estação Ecológica, hierarquicamentefalando, e em relação à política da conservação e preservação da biodiversidade, representa uma categoria de conhecimento da potencialidade biológica, que uma área natural tem. E isso define estação ecológica legal de fato, porém não é o caso da Estação Ecológica de Tapacurá. Esta é considerada uma Estação Ecológica para atividades de estudos e pesquisas dos estudantes e professores da UniversidadeFederal Rural de Pernambuco, onde serão sempre monitorados por especialistas. Foi reconhecida pela Gestão Pública Brasileira, como uma área prioritária à conservação, e que potencialmente deve ser conservada em uma categoria e em uma escala maior e mais importante, que Estação Ecológica, e sim é reconhecida e é chamada de Unidade de Conservação Ecológica, cuja área é de 776 hectares, EstaUnidade de Conservação Ecológica foi instituída pela Universidade Federal Rural de Pernambuco em 1977 e foi fragmentada em três remanescentes de Mata Atlântica, que são elas: Mata da Buchada, Mata do Camucim e Mata do Toró.
Esta ação teve como objetivo geral proporcionar aos acadêmicos uma vivência prática de educação ambiental com ênfase para as paisagens, a biodiversidade, os aspectos históricos egeomorfológicos e as interações homem x ambiente.








Herpetofauna da Estação Ecológica de Tapacurá:
“Herpetologia” (“herpeto”, rastejar e “logia”, estudo)
Em geral os animais desse grupo não produzem o próprio calor, ou seja, são chamados de animais de sangue frio. O controle térmico nesse grupo de vertebrados é feito por termoregulação.
Atualmente o meio acadêmico destinaesforços para compreender a biologia desses animais, pois as populações de Amphibia e “Reptilia”, por possuírem geralmente alta especificidade microambiental e pequena capacidade de adequar-se à interferência humana.
Não são venenosos nem peçonhentos em sua maioria, são verdadeiros exímios na arte da camuflagem, funcionam como controladores biológicos de pragas, conectam as cadeias alimentares aquáticase terrestres, alguns são excelentes dispersores de sementes e pólens, apresentam interesse farmacológico e médico, além de serem pistas à compreensão da terrestralidade (Período Devoniano) e evolução dos vertebrados na Terra.
Anfíbios
No dia 02 de março de 2013, na Estação Ecológica de Tapacurá, foi ministrado no período noturno, pelo professor Geraldo, uma aula prática sobre anfíbios, para osgrupamentos “A” e “B”, que compreendiam alunos dos cursos de Agronomia e Zoologia.
Na aula prática sobre anfíbios, foi feito um deslocamento de aproximadamente 2 km, pelos grupos “A” e “B” até o local, sendo este, mais propício a serem encontrados os referidos anfíbios (anuros) para fins de estudo.
Foi possível observar que o local mais habitado preferencialmente por estes animais são lugaresúmidos e/ou alagados, neste caso, foi um braço de rio que se encontrava com pouca água.


Lugares procurados pelos anuros. (Leito de rios ou rios com baixo nível de água).

Figura 1

Estes anfíbios são animais que vivem na água ou em terra, são carnívoros (alimenta-se de insetos, de vermes, caramujos, lesmas e de pequenos animais), de pequeno porte, algumas espécies possuem glândulas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Tapacura
  • ASPECTOS NATURAIS DA BACIA DO RIO TAPACURÁ
  • Relatorio de aula pratica entomologia na ee tapacura

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!