tap uneb

Páginas: 33 (8142 palavras) Publicado: 5 de dezembro de 2014
Disciplina: Tecnologia da Informação
O TAP – Trabalho Acadêmico Prático é uma atividade que valerá dez por cento da nota total e será desenvolvido nas sextas-feiras e deve ser entregue para correção sempre no primeiro útil de aula.
Com base no livro Sociedade da Informação no Brasil – Livro verde colocado no Portal Acadêmico.


Primeira e Segunda Sexta-feira
Destacar os principais pontosabordados nos seguintes tópicos:
Parte 01
A Convergência da Base Tecnológica

O Impacto Econômico-social


O Programa Sociedade da Informação no Brasil

As Oportunidades e os Riscos

A Sociedade em Rede: um Projeto em Parceria

Parte 02
A Nova Economia
Participação das PME na Nova Economia
Oportunidades para Negócios Inovadores
Mudanças no Perfil do Trabalho e EmpregoTerceira e Quarta Sexta-feira
Parte 03
Usuários da Internet no Brasil
Infra-estrutura e Preços das Comunicações
Dispositivos de Acesso
Acesso Comunitário à Internet

Parte 04
Tecnologias e Aplicações
Identificação de Tecnologias-chave
Novos Modelos de P&D

Obs.: As atividades devem ser entregues no primeiro dia útil de aula seguinte a sexta-feira e a quarta atividade deve ser entregue nodia da avaliação final.
A composição étnica e racial da sociedade brasileira é resultado de uma confluência de pessoas de várias origens étnicas diferentes, dos povos indígenas originais, negros africanos2 , dos colonizadores portugueses,2 e de posteriores ondas imigratórias de europeus,2 árabes e japoneses, além de outros povos asiáticos e de países sul-americanos.

Há uma diferença entre osconceitos de raça e etnia. Raça é uma construção social utilizada para destingir pessoas em termos de uma ou mais marcas físicas, dentre elas a cor, que são socialmente significativas. Desse modo, a raça é um termo sociológico e não biológico. Em termos biológicos considera-se que há apenas uma raça humana. Um grupo étnico, por outro lado, corresponde a uma categoria de pessoas cujas marcasculturais percebidas são consideras socialmente significativas. Os grupos étnicos diferem entre si em termos de língua, religião, costumes, valores, ancestralidade entre outras marcas culturais.

O Brasil pode ser apontado como um exemplo de que o conceito de raça é uma construção social,3 e que o entendimento de raça pode variar em diferentes sociedades.

Nos séculos XIX e XX, a cultura brasileiratem promovido uma integração e miscigenação racial.4 No entanto, as relações raciais no Brasil não têm sido harmônicas, especialmente em relação ao papel de desvantagem dos negros brasileiros e indígenas, grupos fortemente explorados no período colonial do país, que tendem a ocupar posições menos prestigiadas na sociedade brasileira moderna, além das questões de choque cultural e dificuldade depreservação étnico-racial no país.

A análise de marcadores genéticos revelam que os brasileiros de todas as regiões do país são racialmente mistos e predominantemente de origem européia - incluindo a maioria das pessoas que se definem como pardas e pretas.2 Este é o resultado de deliberadas políticas de "branqueamento racial" prosseguidas pelo Imperador Dom Pedro II e pelos governos da RepúblicaVelha, que se manifestam na seleção de imigrantes brancos, sob a influência das teorias racialistas de Gobineau.2 Uma pesquisa realizada com mais de 34 milhões de brasileiros, dos quais quase vinte milhões se declaram brancos, perguntou a origem étnica dos participantes de cor ou raça branca. A maioria apontou origem brasileira (45,53%). 15,72% apontou origem italiana, 14,50% portuguesa, 6,42%espanhola, 5,51% alemã e 12,32% outras origens, que incluem africana, indígena, judaica e árabe.5

Índice [esconder]
1 Classificação por etnia, cor e raça
1.1 Brancos
1.2 Pardos
1.3 Negros
1.4 Povos indígenas
1.4.1 Pesquisas genéticas
1.5 Amarelos
2 Miscigenação e genes
2.1 Comunidades isoladas
2.2 Perfil da população brasileira
3 Percepção racial dos brasileiros
3.1 A visão racial ao...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Uneb
  • Taps
  • Uneb
  • UNEB
  • Uneb
  • TAP
  • Qualificação uneb
  • Trabalho uneb

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!