Tanques sépticos

Páginas: 8 (1905 palavras) Publicado: 4 de maio de 2011
[pic]

Tanques Sépticos

Aluna: Cecília Muniz Sarti
John Lee
Natalí B. de Menezes de Araujo
Turma: CAM 381
Disciplina: Máquinas e Equipamentos HidráulicosProfª.: Cinthya

Nilópolis, 08 de abril de 2011
Instalações Sanitárias são espaços reservados para atender as necessidades fisiológicas de excreção do ser humano. Sendo proibido o seu uso para qualquer outra atividade além das previstas. Neste trabalho, será aprofundada a instalação sanitária chamada “Tanque Séptico”.

Comumente é cometido o equívoco de tratar comosinônimos Fossa Séptica e Tanque Séptico, para isso será feito o esclarecimento: Qual é a diferença entre tanques sépticos e fossas sépticas? Os tanques sépticos são construídos de alvenaria e outros materiais enquanto as fossas sépticas são apenas buracos escavados no chão, embora alguns autores considerem sinônimos.

Tanques sépticos:
• Definições:

"Unidade cilíndrica ou prismáticaretangular de fluxo horizontal, para tratamento de esgotos por processos de sedimentação, flotação e digestão" (ABNT)

“Os tanques sépticos são unidades de forma cilíndrica ou prismática retangular, de fluxo horizontal, sendo destinadas, principalmente, ao tratamento primário de esgotos de residências unifamiliares e de pequenas áreas não servidas de redes coletoras” (Chernicharo, 1997)Os tanques sépticos são unidades de tratamento primário de esgoto doméstico nas quais são feitas a separação e a transformação físico-química da matéria sólida contida no esgoto.
Esse tipo de tanque consiste em um tanque enterrado, que recebe os esgotos, retém a parte sólida e inicia o processo biológico de purificação da parte líquida (efluente), onde os microorganismos participam ativamenteno decréscimo da matéria orgânica com formação de biogás. Têm eficiência de 40 - 70% na remoção de DQO/DBO.
É preciso que esses efluentes passem por tratamento posterior para completar o processo biológico de purificação e eliminar o risco de contaminação. Também devem ficar num nível mais baixo do terreno e longe de poços, cisternas ou de qualquer outra fonte de captação de água (no mínimotrinta metros de distância), para evitar contaminações, no caso de eventual vazamento. O tamanho do tanque séptico depende do número de pessoas da moradia.

• Histórico

A denominação de tanque séptico derivou da palavra em latim sepsis, que significa decomposição, putrefação, fenômeno em que intervém a atividade microbiológica. O tanque séptico foi descoberto em 1872, na França,quandoJean Louis Mouras percebeu que o volume de sólidos acumulados durante 12 anos em um tanque de alvenaria, que ele havia idealizado e construído, para receber os esgotos da cozinha, antes de lançá-lo em um sumidouro, era muito menor do que ele imaginava.
No Brasil, a aplicação pioneira foi o grande tanque construído em Campinas-SP, para o tratamento de esgotos urbanos, em 1892 (Netto, 1985). Massomente a partir dos últimos anos da década de 1930, os tanques sépticos começaram a ser difundido sem nosso país.

• Funcionamento:

O esgoto deve ser lançado em um tanque para que com o menor fluxo do líquido, os sólidos contidos no esgoto possam se depositar na parte inferior do tanque dando inicio a formação do lodo. Os óleos e graxas e materiais mais leves vão formar uma escuma naparte superior do tanque. A parte do esgoto livre de material sedimentável e flutuante fica entre a camada de lodo e a escuma.
O material que sedimentou irá sofrer decomposição anaeróbia ou facultativa, sendo convertido em CO2, CH4 e H2S. Mesmo havendo essa conversão em H2S não há o mau cheiro devido a formação de sulfetos metálicos insolúveis através da combinação do ácido com metais...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Dimensionamento Do Tanque Septico
  • Saneamento tanques septicos
  • Dimensionamento Tanques Septicos
  • Dimensionamento de Tanque Séptico
  • Filtros para fossa e tanque séptico
  • Dimensionamento
  • Dimensionamento De Tanque Septicos N Saneamento Basico
  • Avaliação das condições do município de videira em relação à manutenção e operaçao dos tanques sépticos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!