tancredo neves

Páginas: 5 (1058 palavras) Publicado: 7 de maio de 2014
UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE – UNESC
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL





RODRIGO CREPALDI PAZZINI





RESUMO SOBRE A OBRA DA CIDADE ADMINISTRATIVA
TANCREDO NEVES

















CRICIÚMA, MARÇO DE 2014.
Palácio projetado por Niemeyer apresenta o maior vão livre flutuante do mundo em concreto protendido


Localizado ao sul do terreno de 804 mil m2, oPalácio Tiradentes destaca-se por seu grande vão livre, de quase 150 m, considerado o maior do mundo em concreto protendido.
Executado em concreto protendido e aço, o grande bloco estrutural de cinco pavimentos, com 147,50 m de comprimento e 17,20 m de largura, aparece suspenso por tirantes metálicos protendidos, presos à cobertura dos dois grandes pórticos dispostos paralelamente e que constituemos quatro únicos pontos de apoio da estrutura.

Ficha da obra
Cidade Administrativa: Tancredo Neves
Localização: Serra Verde, a 18 km do Centro da capital, nos limites de Belo Horizonte, Vespasiano e Santa Luzia
Terreno: 804 mil m2
Área construída: 310 mil m2
Circulação: 18 mil funcionários e dez mil visitantes diários
Investimento: R$ 1,2 bilhão
Projeto arquitetônico: Oscar NiemeyerFiscalização: Gerência de Obras (Codemig)
Projeto estrutural: José Carlos Sussekind
Construtoras consorciadas: Camargo Corrêa, Mendes Júnior e Santa Bárbara Engenharia (Lote 1); Norberto Odebrecht, OAS e Queiroz Galvão (Lote 2); Andrade Gutierrez, Via Engenharia e Barbosa Mello (Lote 3)

Cidade Estado
Além do Palácio Tiradentes, do Auditório Juscelino Kubitscheck, de dois gigantescosedifícios para as 18 secretarias de Estado e 33 órgãos da administração direta e indireta, de um centro de convivência e de uma central de água gelada (um prédio de serviços ainda em licitação), a cidade tem completa infraestrutura, com áreas de estacionamento (inclusive no subsolo), galerias subterrâneas de circulação para pedestres, túnel de acesso ao complexo, e vias de circulação e de acesso aosprédios.



Heliponto e torre cilíndrica
Junto à fachada leste do palácio foi projetado um parlatório, no nível do primeiro pavimento, ao qual se liga por uma passarela. Uma rampa em curva, com largura variável, liga o piso da praça cívica a essa passarela, com a qual se une estruturalmente.
Já na fachada oeste, dois volumes se destacam: um trapézio cego externamente, que concentra ascirculações verticais (escadas e cinco elevadores que se interligam aos pavimentos do palácio por meio de passarelas), e a torre cilíndrica com 10 m de diâmetro (dois elevadores e escadas, também com passarelas que se ligam ao palácio) e 37 m de altura. No seu topo, a torre sustenta a estrutura circular do heliponto, com diâmetro de 30 m, excêntrica 5 m em relação ao eixo da torre, e com um balanço decerca de 22 m.


Em concreto protendido, os edifícios sinuosos das Secretarias I e II foram erguidos a Nordeste do terreno, de maneira a acolherem entre eles o prédio de forma circular do centro de convivência

Campo de fundações
A área requereu grandes trabalhos de infraestrutura, como a dragagem do barramento, aterro de 500 mil m³, escavação de 750 mil m³, 7 mil m de drenagem pluvial, 180 milm² de pavimentação, mais de 35 mil m de cabeamento estruturado, 130 mil m² de revestimento de grama e plantação de quatro mil árvores de grande porte.
O projeto das fundações foi elaborado pelo escritório do calculista José Carlos Sussekind, do Rio de Janeiro, que, devido ao solo pantanoso, especificou fundações profundas.
No palácio foram utilizadas estacas tipo hélice contínua, para pequenascargas, e estacas escavadas, profundas, para grandes cargas, com 1,40 m de diâmetro.
No túnel, na entrada pelo lado sul da MG-010, usamos estacas barrete, e dentro dele, para sustentação das vigas da seção principal, estacas raiz inclinadas.


Edifícios em forma de bumerangue
Destinados a abrigar as secretarias de Estado e órgãos vinculados, os dois prédios das secretarias I e II têm...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Tancredo Neves
  • Tancredo neves
  • Cidade administrativa tancredo neves
  • A morte tancredo Neves
  • Tancredo de Almeida Neves
  • A misteriosa morte de Tancredo Neves
  • Compexo Administrativo Tancredo Neves
  • Apresenta O BPC CRAS TANCREDO NEVES

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!