Tanbalho

548 palavras 3 páginas
O país é um arquipélago[->0] de 6.852 ilhas[->1], cujas quatro maiores são Honshu[->2], Hokkaido[->3], Kyushu[->4] e Shikoku[->5], representando em conjunto 97% da área terrestre nacional. O Japão possui a décima maior população do mundo[->6], com cerca de 128 milhões de habitantes. é a maior área metropolitana do mundo[->7], com mais de 30 milhões de habitantes.
Clima
O Japão[->8] se encontra na zona temperada e no extremo nordeste[->9] da região atingida pelo clima[->10] de monções[->11]. As chuvas abundantes e o clima temperado produzem vegetação rica que favorece a agricultura. Suas quatro estações são bem definidas, com dois períodos chuvosos antes e depois do verão. No inverno, o Japão sofre influência das mais frias massas de ar do mundo: a massa de ar da Sibéria.
· Norte (Hokkaido[->12]) - clima temperado frio[->13], com longos meses de Inverno[->14], influenciado pela corrente fria Oya Shivo;
· Centro (Honshu[->15]) - clima temperado oceânico, alta pluviosidade;
· Sul (Shikoku[->16] e Kyushu[->17]) - clima subtropical, amenizado pela corrente Kuro Shivo, também chamada de corrente do Japão.

A vegetação[->18] caracteriza-se pelo predomínio de florestas, que cobrem a maior parte dos conjuntos montanhosos do país,tornando-o uma das nações mais arborizadas do mundo.
Diversos tipos de vegetação crescem quase espontaneamente nas várias regiões do país, devido ao fato de seu território incluir regiões pertencentes às zonas subtropicais, temperada e fria, e possuir água em abundância.

[editar] Relevo
[->19]
[->20][->21]Mapa topográfico do Japão.
O relevo[->22] japonês caracteriza-se pelo domínio de dobramentos modernos,que ocupam a maior parte do país e são marcados por uma intensa atividade vulcânica. É na Ilha de Honshu que se encontra as maiores elevações como o Monte Fuji[->23] de 3.776 metros de altura.
Os vulcões[->24] são formações do relevo que permitem que o magma[->25] existente nas camadas mais profundas da terra aflore á

Relacionados