#tamomojunto

Páginas: 4 (849 palavras) Publicado: 20 de agosto de 2014
Sistema reprodutor feminino

Vulva
É a abertura externa do aparelho genital da fêmea, constituída pelos lábios maiores que cerram a entrada dos tratos reprodutivo e urinário.

Vestíbulo
É aregião aonde os tratos reprodutivo e urinário se localizam. Ela se estende da vulva até a abertura da uretra. O clitóris que tem a mesma origem embrionária do pênis, é encontrada na porção ventral dovestíbulo.

Vagina
É a parte do trato reprodutivo localizada entre o vestíbulo e a cérvice. É o órgão feminino aonde o sêmen é depositado.

Cérvix
É a região de estreitamento do canal genital quesepara a vagina do útero. Sua principal função é prevenir a passagem de microorganismos da vagina para o útero. Durante o diestro e a gestação, a produção de uma secreção altamente viscosa forma umaespécie de tampão que interrompe a entrada do canal cervical. O derretimento desse tampão mucoso e a dilatação da cérvice uterina ocorrem durante o cio, permitindo assim a passagem do ejaculado para oútero.

Útero 
É a região do trato reprodutivo que abriga o embrião ou feto durante a gestação, sendo composto de um corpo e dois cornos uterinos. A mucosa uterina contém de 70 a 120 carúnculas, quesão estruturas que ligam as membranas fetais ao útero durante a gestação.

Ovidutos
São dois "tubos" que se estendem dos ovários aos cornos uterinos. Na ponta próxima a cada ovário, o ovidutoforma uma estrutura em forma de funil que envolve o ovário e recebe o óvulo por ocasião da ovulação.

Ovários
São responsáveis pela formação do óvulo, que depois de fertilizado dará origem ao embrião.Os ovários atuam também como glândula endócrina, produzindo os hormônios esteróides, estradiol e progesterona. O estradiol é produzido pelos folículos em desenvolvimento, e a progesterona pelo corpolúteo.


Sistema reprodutor masculino

Testículos
Possui uma túnica albugínea (ou cápsula de tecido conjuntivo denso não-modelado) associada a uma camada vascular interna chamada de túnica...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!