TAMAR

Páginas: 21 (5244 palavras) Publicado: 20 de outubro de 2013





SUMÁRIO | INCENTIVAÇÃO | EXPLICAÇÃO | MATERIAL INSTRUCIONAL | EXERCICIOS



 







INSTRUCIONAL
DIRETORIA DE HIDROGRAFIA E NAVEGAÇÃO

Nivelamento de F ísica

Aula XXV

Fontes de Campo Magnético
As primeiras fontes de campo magnético conhecidas foram os imãs permanentes. Um mês depois de Oersted anunciar a descoberta de que a posição da agulha de uma bússola éafetada por uma corrente elétrica, Jean Baptiste Biot e Felix Savart usaram um imã permanente para medir a força nas proximidades de um fio comprido e analisaram os resultados em termos do campo magnético produzido por elementos de corrente ao longo do fio. André-Marie Ampère levou adiante esses experimentos e mostrou que um fio percorrido por corrente também experimenta uma força na presença de umcampo magnético e que dois fios percorridos por uma corrente elétrica se atraem ou se repelem mutuamente, dependendo do sentido da corrente.
Vamos começar este capítulo estudando os campos magnéticos produzidos por uma única partícula carregada e pelas partículas associadas a um elemento de corrente. Em seguida, calcularemos os campos magnéticos associados a algumas configurações simples, comoum fio reto, uma espira e um solenóide. A seguir, discutiremos a lei de Ampère, que relaciona a integral de linha do campo magnético ao longo de uma curva fechada à corrente total que a atravessa. Finalmente, discutiremos as propriedades magnéticas da matéria.
O campo magnético terrestre assemelha-se a um dipólo magnético com seus pólos próximos aos pólos geográficos da Terra. Uma linhaimaginária traçada entre os pólos sul e norte magnéticos apresenta uma inclinação de aproximadamente 11,3º relativa ao eixo de rotação da Terra. A teoria do dínamo é a mais aceita para explicar a origem do campo, que estende-se por dezenas de milhares de quilômetros no espaço, formando a chamada magnetosfera.
Pólo Magnético
Declinação magnética do norte verdadeiro em 2000.
A localização dos pólos não éestática, chegando a oscilar vários quilômetros por ano. Os dois pólos oscilam independentemente um do outro e não estão em posições diretamente opostas no globo. Actualmente o pólo sul magnético dista mais do pólo sul geográfico que o pólo norte magnético do pólo norte geográfico.
Pólo Magnético Norte [1]
(2001)
81°18′ N″ 110 48°W
(2004)
82°18′ N″ 113 24°W
(2005)
82°42′ N″ 114 24°W
PóloMagnético Sul [2]
(1998)
64°36′ S″ 138 30°E
(2004)
63°30′ S″ 138 0°E
 

Características do campo
O campo é semelhante ao de um ímã de barra, mas essa semelhança é superficial. O campo magnético de um ímã de barra, ou qualquer outro tipo de ímã permanente, é criado pelo movimento coordenado de elétrons (particulas negativamente carregadas) dentro dos átomos de ferro. O núcleo da Terra, noentanto, é mais quente que 1043 K, a temperatura de Curie em que a orientação dos orbitais do elétron dentro do ferro torna-se aleatória. Tal randomização tende a fazer a substância perder seu campo magnético. Portanto, o campo magnético da Terra não é causado por depósitos magnetizados de ferro, mas em grande parte por correntes elétricas do manto líquido.
Outra característica que distingue aTerra magneticamente de um ímã em barra é sua magnetosfera. A grandes distâncias do planeta, isso domina o campo magnético da superfície.
Correntes elétricas induzidas na ionosfera também geram campos magnéticos. Tal campo é sempre gerado perto de onde a atmosfera é mais próxima do Sol, criando alterações diárias que podem defletir campos magnéticos superficiais em até um grau.
Variações do campomagnético
A intensidade do campo na superfície da Terra neste momento varia de menos de 30 microteslas (0.3 gauss), numa área que inclui a maioria da América do Sul e África do Sul, até superior a 60 microteslas (0.6 gauss) ao redor dos pólos magnéticos no norte do Canadá e sul da Austrália, e em parte da Sibéria.
Magnetômetros detectaram desvios diminutos no campo magnético da Terra causados...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Tamar
  • Projeto Tamar
  • PROJETO TAMAR
  • Tamar e Aminom
  • Projeto tamar
  • Projeto tamar
  • Projeto tamar
  • Projeto tamar

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!