Tamar e Aminom

Páginas: 10 (2494 palavras) Publicado: 26 de maio de 2014

UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES






















‘’O currículo e seus entraves ‘’























MAIO/2014



UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES










‘’O currículo e seus entraves ‘’










Trabalho apresentado em cumprimento às exigências da disciplina Organização Curricular como requisito parcial paraaprovação.





Orientador: Professor: Edson Luiz








SUMÁRIO

I. Introdução
II. O currículo
III. Política Curricular
III. Gestão participativa
IV. Planejamento
VI. Recursos
VII. Formação doProfessor...............................................................................................



I. Introdução.


“O currículo é o enfoque principal da educação. Seu caráter é socializador, onde repercutem os interesses sociais e políticos. Sua formação real deve ser sustentada por todos os envolvidos com o fazer educação, como: A Sociedade, aspolíticas, a escola, o professor e o aluno. (Katia)‘’


A educação atual passa por inúmeros entraves. Vários aspectos são pensados e analisados em prol da qualidade de ensino, porém o que se identifica como elemento chave nesta complexidade são as características curriculares e o seu funcionamento.
O currículo é um instrumento de função socializador, um elemento imprescindível à prática pedagógica,pois ele está estritamente ligado às variações dos conteúdos, a sociedade e a profissionalização dos docentes.

Em sentido restrito o currículo escolar é o conjunto de matérias a serem ministradas em determinado curso ou grau de ensino. Neste sentido, o currículo abrange dois conceitos importantes: o de plano de estudos e o de programa de ensino.
Plano de estudos é a lista dematérias que devem ser ensinada em cada grau ou ano escolar, com indicação do tempo de cada uma, expressa geralmente em horas e semanas. Programa de ensino é a "relação dos conteúdos correspondentes a cada matéria do plano de estudos, em geral, e em cada ano ou grau, com indicação dos objetivos, dos rendimentos desejados e das atividades sugeridas ao professor para melhor desenvolvimento do programa eoutras instruções metodológicas"
Discutir o currículo é uma providência fundamental para ajudar o país a conseguir qualidade na Educação. A tarefa pode se iniciar com a discussão sobre o que será ensinado (e a melhor maneira de fazê-lo), mas não deve se restringir a isso. Do ponto de vista das políticas públicas, é fundamental considerar aspectos como a formação de professores, a alocação derecursos e as formas como as propostas de inovação vão impactar a organização vigente do "que" e do "como" ensinar. 
Segundo César Coll, "as atividades educativas escolares correspondem à idéia de que existem certos aspectos do crescimento pessoal, considerados importantes no âmbito da cultura do grupo, que não poderão ser realizados satisfatoriamentea menos que seja fornecida uma ajuda específica, ou que sejam exercidas atividades de ensino especialmente pensadas para esse fim. São atividades que correspondem a uma finalidade e são executadas de acordo com um plano de ação determinado, isto é, estão a serviço de um projeto educacional.

O currículo é um guia  para os encarregados de seu desenvolvimento, um

Instrumento útil para orientar a prática pedagógica, uma ajudapara o professor.

Por esta função, não pode limitar-se a enunciar uma série de intenções, princípios

e orientações gerais que, por excessivamente distantes da realidade das salas de

aula, sejam de escassa ou nula ajuda para os professores. O currículo deve levar

em conta as condições reais nas quais o projeto vai ser realizado, situando-se

justamente entre as...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Tamar
  • TAMAR
  • Tamar
  • Projeto Tamar
  • PROJETO TAMAR
  • Projeto tamar
  • Projeto tamar
  • Projeto tamar

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!