Tales De Mileto NOVO

Páginas: 5 (1058 palavras) Publicado: 19 de julho de 2015
CENTRO ESTADUAL EM SAÚDE ADÉLIA TEIXEIA – CEEPS
Curso Técnico de Nutrição e Dietética









Tales de Mileto














Vitória da Conquista – BA
Julho de 2015
Ilana Teixeira
Leilane Santos
Maria Luiza Marques
Nathalia Souza
Raiana Daniele Silva
Sara Emilly
Thamyres Bella





Tales de Mileto





Trabalho elaborado pelas alunas Ilana, Leilane, Maria luiza, Nathalia, Raiana, Sara e Thamyrespara ser apresentada a Professora Tarlly da disciplina de Filosofia para avaliação parcial da II unidade





Vitória da Conquista – BA
Julho de 2015
TALES DE MILETO

Tales é em geral considerado o primeiro filósofo do Ocidente e o pai da ciência. Ele e os pensadores milésios que o seguiram foram os primeiros a procurar explicações naturalistas para os fenômenos, em vez de apelar para os mitos eações de deuses antropomórficos. Foi um político empenhado na luta contra os persas, além de astrônomo e um observador do céu tão atento a ponto de distrair-se e cair num buraco de rua. Ele foi capaz de prever um eclipse do Sol ocorrido em 585 a.C. Inaugurou a linhagem filosófica dos pré-socráticos (filósofos que vieram antes de Sócrates).

VIDA

Ele é o marco inicial da filosofia ocidental. Deascendência fenícia, nasceu em Mileto, antiga colônia grega, na Ásia menor, atual Turquia, por volta de 623 a.C. ou 624 a.C. e faleceu aproximadamente por volta de 546 a.C. ou 548 a.C. – segundo o historiador grego Diógenes Laércio, morreu com 78 anos durante a 58º olimpíada.
Tales é apontado com um dos sete sábios da Grécia Antiga. Além disso, foi o fundador da Escola Jônica. Considerado, também, oprimeiro filósofo da “physis” (natureza), porque outros, depois dele, seguiram seu caminho buscando o princípio natural das coisas.

FILOSOFIA

Tales considerava a água como sendo a origem de todas as coisas. E seus seguidores, embora discordassem quanto à “substância primordial” (que constituía a essência do universo), concordavam com ele no que dizia respeito à existência de um “princípioúnico” para essa natureza primordial.
Entre os principais discípulos de Tales de Mileto, merecem destaque: Anaxímenes que dizia ser o “ar” a substância primária; e Anaximandro, para quem os mundos eram infinitos em sua perpétua inter-relação.

A COSMOLOGIA DE TALES

Na época Tales, os gregos – através de sua mitologia – consideravam os elementos da Natureza (o Sol, a Terra, o Céu, o Oceano, as Montanhas,etc.) como forças autônomas, honrando-os como deuses, elevados pela fantasia a seres ativos, móveis, conscientes e dotados de sentimentos, vontades e desejos. Estes deuses constituíam-se na fonte e na essência de todas as coisas no universo.
Tales foi um dos primeiros pensadores a discordar dessa religião vigente, cujos princípios eram ditados pela percepção que os homens captavam através de seussentidos.
O ponto de partida da teoria especulativa de Tales – como também de todos os demais filósofos da escola Jônica – foi a verificação da permanente transformação das coisas umas nas outras e sua intuição básica é de que todas as coisas são uma só coisa fundamental, ou um só princípio (arché).
Dos escritos de Tales, nenhum deles sobreviveu até nossos dias. Suas ideias filosóficas sãoconhecidas graças aos trabalhos de Diógenes Laércio, Simplício e principalmente Aristóteles.
Em sua obra – Metafísica, Aristóteles nos conta: “Tales diz que o princípio de todas as coisas é a água, sendo talvez levado a formar essa opinião, por ter observado que o alimento de todas as coisas é úmido e que o próprio calor é gerado e alimentado pela umidade. Ora, aquilo de que se originam todas as coisas éo princípio delas. Daí lhe veio essa opinião, e também a de que as sementes de todas as coisas são naturalmente úmidas e de ter origem na água a natureza das coisas úmidas”.
Em seu livro – Da Alma, Aristóteles escreve: “E afirmam alguns que ela (a alma) está misturada com o todo. É por isso que, talvez, Tales pensou que todas as coisas estão cheias de deuses. Parece também que Tales, pelo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Tales de mileto
  • Tales de Mileto
  • tales de mileto
  • Tales de mileto
  • Tales de mileto
  • Tales de mileto
  • Tales de Mileto
  • Tales de mileto

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!