Takudzua

3236 palavras 13 páginas
A questão do método na investigação científica em Metodologia da Pesquisa
Gilberto Teixeira,Prof.Doutor (FEA/USP)

Introdução

Na pesquisa científica há de se atender a três pressupostos básicos: a) a epistemologia, âncora do fato ou fenômeno a ser investigado, a partir do corpo teórico existente, no qual se incluem subsídios advindos das diversas áreas do conhecimento com suas leis científicas, teorias, teoremas, axiomas, princípios, escolas, correntes etc.; b) o procedimental, representando a metodologia - o caminho a ser percorrido para se atingir os objetivos previamente estabelecidos; e, c) os aspectos de normalização, de que trata a Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT, com suas diversas NBRs, bem assim, os requisitos do nível culto da língua portuguesa, caracterizando-se o texto pela objetividade, clareza, coesão, consistência, imparcialidade, e, ainda, as exigências para a formatação/apresentação do relatório.

Entretanto, observa-se no dia-a-dia do mister professoral, certa dificuldade dos graduandos e pós-graduandos na definição da escolha do tipo de método a ser empregado no trabalho investigativo. Especifica-se a tipologia do estudo – exploratória, descritiva, experimental, estudo de caso etc. Enquadra-se o tipo de abordagem – análise teórica, teórico-empírica ou teórico-prática. Detalham-se os procedimentos quanto à pesquisa bibliográfica, documental, de campo e o caráter prático que o estudo apresenta (se for este o enquadramento); porém, o tipo de método raramente fica especificado no relatório da pesquisa.

Ora, a metodologia utilizada na pesquisa deve ser plenamente discriminada, perpassando todos os seus componentes. A definição do método a ser implementado é de suma importância. O que justifica a breve descrição dos métodos mais usados na produção do conhecimento, a seguir esboçados, com citações de expoentes na área, seguido de comentários e ligeiras inferências.
A palavra método é derivada do grego Méthodos, que significa

Relacionados