taipasa

305 palavras 2 páginas
INTRODUÇÃO

A taipa de pilão é simples e de fácil apropriação popular. Consiste em paredes de terra comprimida em fôrmas de madeira.
Os métodos mais conhecidos de construção que utilizam a terra crua são: a) taipa de pilão: a terra é comprimida em fôrmas de madeira, que funcionam como um tipo de molde; b) pau-a-pique: é feita uma trama com sarrafos de madeira, cujos espaços vazios são preenchidos com terra umedecida. Depois todo o conjunto é revestido com a mesma matéria prima; c) adobe: a terra é umedecida e colocada numa fôrma, onde secará por algumas horas antes da desforma. Dependendo da composição do solo, podem ser adicionados aglutinantes como capim, palha ou cal.

MÉDOTO DE CONSTRUÇÃO TAIPA DE PILÃO

A taipa de pilão é simples e de fácil apropriação popular. Consiste em paredes de terra comprimida em fôrmas de madeira.
A terra vai sendo compactada em camadas de 10 a 15 cm. As fôrmas são desmontáveis, e a medida que a terra vai sendo compactada, as fôrmas vão sendo colocadas mais acima. As fôrmas podem ser reutilizadas diversas vezes, pois é fácil de remover possíveis vestígios de solo das mesmas.
A terra apropriada para a construção com taipa de pilão é a arenosa, com uma proporção aproximada de 30% de argila para 70% de areia. O nível de umidade deve ser ideal, havendo água suficiente para que o material agregue, mas sem excesso para evitar trincas e rachaduras. Existem vários tipos de pilão que devem ser utilizados no centro ou nos cantos das paredes. Como todas as técnicas de construção com terra, as paredes devem ser construídas sobre uma boa fundação de pedra ou concreto, para permanecerem isoladas da umidade.

CONCLUSÃO
A construção em terra crua e uma excelente alternativa para uma construção sustentável, pois apresenta baixo impacto ambiental e baixo custo.

Relacionados