TaeGEO Plano de aula Fundamental I

402 palavras 2 páginas
Plano de aula – Ensino Fundamental

Tema: Rio limpo e Rio sujo.
Duração: 2 horas.
Público alvo: 2º ano – Ensino Fundamental.

Justificativa:
Com este tema poderemos trabalhar a importância da água para os seres vivos e as consequências das ações do homem sobre a natureza.

Objetivos gerais:
Compreender a importância da água alertando sobre o desperdício.
Conscientizar o aluno quanto às ações do homem sobre a natureza e suas consequências.
Reconhecer que suas ações contribuem e podem fazer a diferença.
Analisar a importância dos rios.
Desenvolver o trabalho em equipe.

Objetivos específicos:
Explicar a importância dos rios e da água potável.
Diferenciar rio limpo de rio sujo.
Representar por meio de cartazes o rio limpo e o rio sujo.

Desenvolvimento:

1º Momento: Iniciar a aula falando sobre o tema que será trabalhado. Em seguida fazer algumas perguntas aos alunos, como: A água é importante? E os rios? Por quê? Quais os animais que vivem nos rios? Se os rios estiverem sujos eles continuarão vivendo? Os lixos que as pessoas jogam nas ruas, como: papel de bala, copos plásticos, sacolas etc, podem poluir os rios? Conhecem alguém que gasta ou desperdiça muita água?
Deixar os alunos responderem a cada pergunta, buscando a todo o tempo interagir com eles. Em seguida explicar a importância da água potável e dos rios para os seres vivos, conscientizando os alunos quanto às más ações do homem sobre a natureza.

Sensibilização: De acordo com as respostas dadas pelos alunos o professor irá articular com eles maneiras para evitar a poluição dos rios e o desperdício da água.
O professor também irá incentivá-los para que conversem com amigos, familiares, parentes, fazendo-os se atentarem as suas ações sobre o meio ambiente.

2º Momento: Confecção de cartazes.
O professor irá dividir a turma em 4 grupos. Para cada grupo ele distribuirá uma folha de papel pardo com a divisão entre o rio limpo e rio sujo para que cada grupo cole gravuras que representem cada um.

Relacionados