TaeGEO Plano De Aula Educa O Infantil 1

854 palavras 4 páginas
Plano de aula – Educação Infantil

Tema: Os vários tipos de moradia.
Duração: 3 dias.

Justificativa: As moradias podem ser de diversos tipos e materiais. Madeira, tijolos, pau a pique, colmeia etc. Cada um, apesar de diferentes, é um tipo de moradia. É importante que as crianças percebam essa variedade de moradias. Poderemos trabalhar com conceitos a cerca dos materiais utilizados nas construções das casas de acordo com cada região. Não esquecendo que os animais também têm seu lugar e que muitos deles constroem sua própria moradia.

Objetivos:
Explorar diversos grupos humanos, sucessão do tempo e as modificações ocorridas.
Conhecer vários tipos de moradia.
Reconhecer o habitat dos animais.
Conhecer as condições climáticas de cada região e suas construções.

Desenvolvimento:

1º Dia:
1ª parte – Sentar com a turma no chão em roda. Em seguida iniciar uma conversa com as crianças perguntando como as pessoas moram hoje, como são suas casas, se conhecem algum material que foi utilizado na sua construção, etc. E perguntar se sempre foi assim, esperando as respostas que virão. Após isso o professor explicará como eram as moradias das pessoas antigamente, contando que há muito tempo atrás os homens moravam em cavernas. Como eram essas cavernas? O professor levará gravuras, livros, desenhos que ilustrem essa explicação.

2ª parte: Construindo uma caverna – O professor distribuirá para cada aluno um pedaço de argila para que construam uma caverna, deixando-os livres para fazerem a sua maneira. Após a secagem pintarão com tinta guache cinza ou marrom a caverna confeccionada. Cada um identificará a sua caverna colocando seu nome, para que ao final sejam expostas.

3ª Parte: Perguntar aos alunos se eles sabem quem constroem as casas hoje em dia, os profissionais necessários nessas construções e, listar com eles cada um conforme forem falando. Caso os alunos ainda não tenham domínio da escrita o professor será o escriba. Em seguida o professor perguntará se todos

Relacionados