Tacoma

Páginas: 9 (2138 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
Capítulo 1

INTRODUÇÃO

Há tempos que o homem procura superar barreiras em busca de sustento ou abrigo, desde os primórdios do mundo o homem pré-histórico se viu obrigado a conhecer e desvendar a ciência a fim de consigná-las a sua própria sobrevivência. Mesmo os hominídeos que já possuíam um conhecimento primário como as construções das primeiras ferramentas rústicas, ainda não seencontravam capazes de engenhar tudo que lhes era necessário, por exemplo, ao se depararem a um rio havia a necessidade de chegar ao outro lado, não se sabia como seria o procedimento para alcançar o desejado, sua mentalidade ainda em formação não era capaz de criar a ideia de uma ponte.
Contudo o tempo foi primoroso aos avanços conquistados pelos hominídeos, sendo que o surgimento das primeiraspontes ocorreu por causa de troncos que caíram sobre os rios de forma natural. Com isso, o homem passou a copiar, assim surgindo às pontes, que eram feitas de troncos de árvores.
Com o passar do tempo e a evolução humana, as pontes ganharam outra proporção já com a utilização de materiais mais confiáveis e com maior durabilidade.
Com diversas dimensões, formas, e finalidades, passaram a serprojetadas cada qual de acordo com uma necessidade tornando viável a ligação de superfícies sobre a água antes dadas como impossíveis. Todos esses avanços são provenientes de milhares de estudos físicos e matemáticos realizados ao longo dos anos, que vieram tornando o processo de construção de pontes um tanto complexo, não permitindo a possibilidade de erros, e, assim pela controvérsia, através destesmesmos erros se tornou capaz de observar o que realmente seria necessário para construção de pontes que nos trariam confiabilidade.

Isso nos guia ao nosso contexto de estudo: uma ponte em especial;modelo pênsil,que foi construída em 1940 no estado de Washington nos Estados Unidos da América. Chamada Tacoma Narrows, está ponte mais tarde viria a se tornar historicamente conhecida, sendo raro queacadêmicos de engenharia em todo o mundo não ouçam falar dela pelo menos uma vez durante a graduação.
O projeto de sua construção era alcançar um ideal de maior suspensão e aspecto estreito sendo elegante e econômica. Além do mais, a expectativa que girava em torno do projeto, era á de que, tal construção seria um feito inovador no ramo da engenharia daquela década. Entretanto, essa ideia semostrou ser equivocada logo após o incidente ocorrido quatro meses depois de sua inauguração.A ponte de Tacoma Narrows entrou em colapso no dia 7 de novembro de 1940,incríveis quatro meses após sua inauguração, sendo atribuído tal acontecimento a fatores estruturais e fenômenos físicos.
Assim nossos estudos são vinculados a historia da ponte de Tacoma Narrows e aos fatos ocorridos naquele ano.Capítulo 2
OBJETIVOS

Relatar os fatos ocorridos com a ponte de Tacoma Narrows no ano de 1940.
Apontar as inovações no projeto da ponte de Tacoma Narrows construída em 1940.
Fazer uma introdução ao estudo de ressonância.
Apontar falhas primordiais no projeto da ponte de Tacoma Narrows.
Destacar possíveis soluções para o problema apresentado.Capítulo 3



REVISÃO BIBLIOGRÁFICA


As primeiras pontes surgiram de forma natural, pela queda de troncos das árvores sobre os rios, criando a possibilidade de passagens à outra margem. O homem aperfeiçoou os “incidentes” naturais e passou a criar outras pontes feitas de troncos, de pedras e pranchas associando-as à outros tantos recursosdisponíveis na natureza, como cipós, cordas, pedras e travas feitas com pedaços de madeira, para que estas não fossem derrubadas facilmente permitindo a ida e a volta para o destino. Portanto podemos dizer em geral, que ponte é uma estrutura executada para vencer algum tipo de obstáculo sem interrompê-lo totalmente. Esse obstáculo pode ser uma via, uma depressão ou um cursor d’água.(Ref.1)...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Tacoma narrows
  • Ponte de Tacoma
  • Queda da Ponte Tacoma Narrows
  • Ponte de Tacoma Narrows
  • A queda da ponte tacoma narrows
  • Ponte Tacoma Narrows

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!