TABUS LINGÜÍSTICOS DA LÍNGUA PORTUGUESA: Breve ensaio sobre os aspectos antropológicos da linguagem

2011 palavras 9 páginas
TABUS LINGÜÍSTICOS DA LÍNGUA PORTUGUESA: Breve ensaio sobre os aspectos antropológicos da linguagem

Trabalho apresentado como requisito avaliativo para a disciplina Antropologia, ministrada pelo professor xxx do Curso de Ciências Sociais da Universidade Federal de Uberlândia, no segundo semestre de 2008,

Uberlândia

2008

A palavra tabu, segundo Rodrigues (2008), de origem polinésia, é atualmente bem difundida na cultura ocidental. Segundo o mesmo autor, no início seu uso referia-se particularmente a proibições de caráter sagrado, mas seu significado estendeu-se para outras proibições ou inconveniências. O tabu lingüístico refere-se, em poucas palavras, “à proibição ou inconveniência do uso de uma palavra ou expressão oral ou escrita, sendo seu uso evitado ou contornado por meio de diversos recursos lingüísticos” (idem)

As causas que levariam à evitação de uma palavra ou expressão em uma cultura podem ser variadas, envolvem desde a “deformação fonética”, que poria em evidência nomes que passariam desapercebidos, até o tabu evitado por meio de diminutivos, como por exemplo a referências aos velhos feita através de “velhinhos” (RODRIGUES, id.).

Rodrigues (id) cita, inclusive, uma pequena lista de algumas palavras tabuizadas na língua portuguesa, especialmente a língua falada no Brasil. Dentre elas, podemos citar:

Amante

O homem não se referirá à mulher que vive com ele sem ser casada como amante e muito menos como amásia ou concubina. Será namorada, companheira, amiga. Estes são alguns eufemismos, porém os disfemismos neste tipo de relação também são muito usados: a mina, o caso, o cacho, a outra, a filial, etc. Por outro lado, no caso da amante em relação à esposa, esta será a mulher dele, a mãe de meus filhos ou é citada pelo nome, mas também pode ser designada disfemisticamente como a encrenca ou algum epíteto semelhante. Já o marido se referirá à mulher como a patroa ou pelo seu próprio nome. Já a mulher se referirá a ele pelo nome de

Relacionados