Tabus alimentares

Páginas: 2 (431 palavras) Publicado: 25 de outubro de 2011
Tabus e superstições alimentares

O Tabú Alimentar é uma interdição ou proibição à ingestão de certos alimentos que tem “força sagrada”, integradas em uma situação mística, essas restriçõesnormalmente são de ordem religiosa.

Um exemplo de Tabú alimentar é o leite com manga, é muito comum dizerem que ingerindo uma mistura dos dois poderá provocar congestão, e levar até a morte. Não existecomprovações de que a associação traga quaisquer prejuízos à saúde. Ao contrário do que preconiza esse boato, esses alimentos são riquíssimos em nutrientes. A manga é fonte de fibras e vitaminas,principalmente vitamina A e B2, importante para a visão e manutenção da pele saudável, além de vitamina C, necessária para a formação do colágeno, ajuda na absorção do ferro e é necessária para acicatrização e recuperação de processos alérgicos. O leite também é fonte de vitamina A, B2 e vitamina K, que é responsável pela coagulação adequada do sangue. Este alimento é fonte de minerais importantes para ofuncionamento do organismo; além de apresentar boa quantidade de fósforo e potássio, o leite é uma ótima fonte de cálcio, essencial para a formação de ossos e dentes, para a contração muscular eregulação dos batimentos cardíacos. Portanto, a combinação de manga com leite somente trará problemas para aquelas pessoas que apresentarem alergia a esses alimentos. Caso contrário, trata-se de umacombinação saudável e saborosa.

Outro mito tradicional muito escutado, é que quando a mulher está no período menstrual, não deve ingerir carne de porco e peixe pelo fato de poder ocasionar mau cheiro,boato que também não é comprovado cientificamente.

Os Judeus não consomem carne suína, pelo fato do porco ser considerado um animal impuro; católicos não comem carne na sexta-feira santa, etc....Outro fator que interfere e muito na alimentação, são os Preconceitos alimentares, que dizem respeito aos caracteres sensoriais, como cor, odor , sabor, ou preparo culinário. Como exemplo temos,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Tabus alimentares
  • TAbus Alimentares
  • Tabus alimentares
  • Tabus Alimentares
  • Tabus alimentares das religiões
  • Mitos e tabus alimentares
  • TABU E HABITOS ALIMENTARES
  • Desmistificando os Tabus Alimentares

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!