Tabulação Cruzada

Páginas: 8 (1997 palavras) Publicado: 8 de setembro de 2014
TABELAS CRUZADAS 
A Tabulação Cruzada é uma forma muito básica e simples de análise de dados, bem conhecida em estatística. Uma tabulação cruzada de 2 dimensões é semelhante a uma planilha do Excel, com ambos os cabeçalhos de linhas e colunas como atributos. As células na extensão representam uma ação agregada. Muitas tabelas cruzadas são freqüentemente equivalentes a um gráfico de barras de 3dimensões, o qual expõe somas totais de co-ocorrências. 
Uma tabulação cruzada poderia ser vista como se segue:

Quando lidando com números pequenos de valores não numéricos, as tabulações cruzadas são suficientemente simples para se usar e encontrar relações lógicas condicionais. 
A partir dos dados gerados nas tabelas cruzadas são aplicados os Agentes, que executam operações verticais natabela, obtendo afirmações de impacto e as Redes de Confiança, que executam operações horizontais, produzindo probabilidades. 
Segue abaixo um exemplo de como funcionaria uma tabela cruzada: 
 
Podemos observar na figura que está sendo feita uma pesquisa onde serão cruzados os valores Empresa X Grupo de Clientes, ou seja, será feito um filtro cruzando as informações sobre as compras dos clientesrelativas a cada empresa, com o resultado demonstrado na figura 2: 

Observa-se na figura 2 exatamente a quantidade que foi faturada por cada cliente relativa a cada uma das empresas. O que o filtro foi fazer foi buscar o faturamento de cada empresa com as compras de cada cliente e cruzar as informações em uma mesma tabela, trazendo informações mais precisas e consistentes, facilitando avisualização de resultados e a tomada de decisões. 
O Paradoxo de Simpson
Frequentemente, os dados de duas ou mais tabulações cruzadas são combinados ou agregados para produzir uma tabulação cruzada resumida que mostre como as duas variáveis estão relacionadas. Nesses casos, devemos ser cuidadosos ao tirar conclusões a respeito da relação entre as duas variáveis da tabulação cruzada agregada. Em algunscasos, a conclusão baseada na tabulação cruzada agregada pode ser completamente invertida se olharmos para os dados não-agregados, uma ocorrência que é conhecida como paradoxo de Simpson.
O Diagrama de Dispersão

O diagrama de dispersão é um gráfico onde pontos no espaço cartesiano XY são usados para representar simultaneamente os valores de duas variáveis quantitativas medidas em cadaelemento do conjunto de dados.
A Tabela 7 e a Figura 26 mostram um esquema do desenho do diagrama de dispersão. Neste exemplo, foram medidos os valores de duas variáveis quantitativas, X e Y, em quatro indivíduos. O eixo horizontal do gráfico representa a variável X e o eixo vertical representa a variável Y.


Tabela 7: Dados esquemáticos.
Indivíduos
Variável X
Variável Y
A
2
3
B
4
3
C
45
D
8
7

 
 


Figura 26: Esquema do diagrama de dispersão.
O diagrama de dispersão é usado principalmente para visualizar a relação/associação entre duas variáveis, mas também para é muito útil para:
Comparar o efeito de dois tratamentos no mesmo indivíduo.
Verificar o efeito tipo antes/depois de um tratamento;
A seguir, veremos quatro exemplos da utilização do diagrama dedispersão. Os dois primeiros referem-se ao estudo da associação entre duas variáveis. O terceiro utiliza o diagrama de dispersão para comparar o efeito de duas condições no mesmo indivíduo. O último exemplo, similar ao terceiro, verifica o efeito da aplicação de um tratamento, comparando as medidas antes e depois da medicação.
Exemplo dos ursos marrons (continuação): 
Recorde que um dos objetivos dospesquisadores neste estudo é encontrar uma maneira de conhecer o peso do urso através de uma medida mais fácil de se obter do que a direta (carregar uma balança para o meio da selva e colocar os ursos em cima dela) como, por exemplo, uma medida de comprimento (altura, perímetro do tórax, etc.).
O problema estatístico aqui é encontrar uma variável que tenha uma relação forte com o peso, de modo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Tabulação
  • tabulaçao
  • Tabulação
  • Tabulação
  • Tabulação
  • Tabulação
  • Tabulação
  • tabulação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!