Tabes Dorsalis

Páginas: 5 (1066 palavras) Publicado: 16 de maio de 2014
Doenças relacionadas com a medula espinhal


Neurossífilis: Tabes dorsalis

Degeneração lenta e progressiva do funículo posterior da medula espinhal e raízes posteriores dos nervos espinhais. A infecção no sistema nervoso central é causada pela bactéria treponema pallidum ou popularmente sífilis, não tratada (sífilis terciária) e tende a se apresentar cerca de 10 a 20 anos após infecçãoinicial. As consequências são:

Ataxia Locomotora Progressiva
- Incoordenação motora (marcha anormal) embora a força muscular é preservada;

Fraqueza;
- Perda de massa muscular

Degeneração das articulações;

Anulação de reflexos e distúrbios sensoriais;

- Incontinência urinária; 
- Deficiência da visão;

Opções de tratamento

O tratamento deescolha para tabes dorsalis são antibióticos. O medicamento que é normalmente recomendado são injeções de penicilina. Para a dor associada à tabes dorsalis pode ser tratada com medicamentos antiepilépticos tal como a carbamazepina. Pessoas com esta condição também pode exigir fisioterapia ou reabilitação para lidar com perda de massa muscular e fraqueza.
 
A prevenção é o mais importante paraaqueles que entram em contato sexual com um indivíduo com tabes dorsalis.


Câncer de Medula espinhal

Tumor de cérebro e medula espinal assim como outros Tumores, são doenças de células do corpo. Células são estruturas minúsculas, que compõem todas as partes do corpo: o cérebro e a medula espinal, pele, coração, pulmão, ossos e assim por diante. 

Embora as células de vários órgãos, sejamdiferentes em formato e função, todas as células reproduzem dividindo-se. O crescimento normal e a reparação dos tecidos acontecem de maneira ordenada. Quando a divisão da célula não é ordenada ocorre crescimento anormal. Estas células vão se dividindo e se agrupando formando uma massa sólida que chamamos de Tumor. 
Tumores podem ser benignos ou malignos: os benignos crescem em forma de umabola, chamamos de crescimento expansivo, enquanto os malignos no início também formam uma espécie de bola, mas depois tem um caráter infiltrativo. Os Tumores invasivo destroem tecidos normais e adjacentes. Tumor maligno, infiltrativo também pode ser chamado de câncer. 
Tumor de medula espinal são semelhantes àqueles do cérebro, pois contém um tecido semelhante ao tecido cerebral. No entanto essestumores se desenvolvem menos frequentemente na medula espinal do que no cérebro. A maior parte dos tumores que se encontram na medula espinal são devido a câncer em outras partes do corpo que metastizou(migrou) para a medula espinal. 

A dor é um dos principais sintomas da metástase dentro das vértebras antes da compressão da Medula Espinal. O quadro clínico na compressão de medula se torna maisexuberante com forte perda de sensibilidade e dificuldade para movimentar braços e pernas e em alguma ocasião perda da sensibilidade de um lado e perda de mobilidade do outro lado. 

Tanto um exame clínico cuidadoso quanto radiológico da região afetada é necessário para o diagnóstico de tumor espinal. 

E exame do liquido espinal pode ser necessário para confirmar o diagnóstico. O rápidotratamento pode prevenir ou melhorar os sintomas ocasionados por tumores espinais. 

Radioterapia e drogas antitumorais podem ser usadas junto com cirurgia. 


Mielopatia

Mielopatia é uma doença que compromete a medula espinhal, provocando perda gradual dos movimentos do corpo.1
Representa, geralmente, um estágio mais avançado de uma doença na coluna cervical e é, muitas vezes, só édetectada, quando há dificuldade em caminhar devido à fraqueza generalizada ou problemas com equilíbrio e coordenação. Este tipo de processo ocorre normalmente em pessoas mais idosas, que podem ter muitas razões para os seus problemas com o andar ou com os problemas relativos ao equilíbrio. Porém, um dos motivos mais preocupantes quando estes sintomas ocorrem, é que espículas ósseas e outras mudanças...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • tabe

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!