Tabela periódica

Páginas: 3 (595 palavras) Publicado: 19 de maio de 2012
Argônio .
Argônio é um elemento químico, de símbolo Ar, número atômico 18 (18 prótons e 18 elétrons) e massa atômica 40, encontrado no estado gasoso em temperatura ambiente.
Foi descobertoem 1894 pelos ingleses William Ramsay e Lord Rayleigh. É o terceiro elemento da classe dos gases nobres, incolor e inerte como eles, constituindo cerca de 1% do ar atmosférico. É usado em lâmpadas fluorescentee em dispositivos ou processos que exigem uma atmosfera inerte. ( definido como inerte aquilo sobre o qual age uma força resultante igual a zero; por consequência, sua aceleração é igual a zero.)-------------------------------------------------
Características principais
Tem uma solubilidade (é a quantidade máxima que uma substância pode dissolver-se num líquido.), em água 2,5 vezes maiorque a do nitrogênio ou a do oxigênio. É um gás monoatómico incolor e inodoro tanto no estado líquido quanto no gasoso.
--------------------------------------------------------------------------------------------------
Aplicações
É empregado como gás de enchimento em lâmpadas incandescentes, já que não reage com o material do filamento, mesmo em altos níveis de temperatura e pressão. Com issoprolonga-se a vida útil da lâmpada. Emprega-se também na substituição do néon, nas lâmpadas fluorescentes, quando se deseja uma coloração verde azulada ao invés do roxo do néon. Também é usado comosubstituto do nitrogénioquando este não se comporta como gás inerte devido às condições de operação.
No âmbito industrial e científico, é empregado universalmente na recriação de atmosferas inertes(não reagentes) para evitar reações químicasindesejadas em vários tipos de operações.
* Soldagem em arco elétrico.
* Fabricação de titânio e outros elementos químicos reactivos.
* Fabricaçãode monocristais — partes cilíndricas formadas por uma estrutura cristalina contínua de silício e germânio para componentes semicondutores.
Em mergulhos profissionais, o Argônio é empregado para...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Tabela periódica
  • tabela periodica
  • tabela periodica
  • Tabela Periódica
  • tabela periodica
  • a tabela periodica
  • Tabela Periodica
  • Tabela periódica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!