Tabela Periódica Propriedades periódicas e aperiódicas

Páginas: 11 (2640 palavras) Publicado: 20 de outubro de 2014
LISTA DE TABELAS


Tabela 1 - Versão de Mendeleev 1871 6
Tabela 2 - Tabela periódica atual 7
Tabela 3 - Sentido de crescimento dos raios atômico 9
Tabela 4 - Volume atômico 10
Tabela 5 - Densidade absoluta10




Sumário





INTRODUÇÃO

O presente trabalho é sobre a tabela periódica e propriedades periódicas e aperiódicas, mais especificamente sobre sua evolução ao longo do tempo e a organização dos elementos químicos que dela fazem parte.
Os elementos químicos existentes conhecidos, que formam uma grande variedade de substancias, estão organizados sobre algumasregras. Encontram -se, assim, representados na tabela periódica.
Ao longo do tempo, tem - se descoberto, uma grande quantidade de informações sobre as propriedades químicas dos elementos ou de seus compostos.
No começo do século XIX, um considerável número de elementos e compostos foi descoberto com semelhanças e tendências em suas propriedades. Este fato chamou a atenção dos novos químicos, edesde que as massas atômicas de diversos elementos passaram a ser conhecidas (ou previstas), o que seria mais natural do que observar as relações entre as massas atômicas e as outras propriedades? Com o grande número de informações adquiridas ao longo dos anos, tomou-se evidente para os pesquisadores que as relações de fato existiram, e que as propriedades atômicas, tais como a massa, foramevidentemente responsáveis pelo comportamento químico. Eventualmente esta constatação conduziu ao estabelecimento de uma poderosa generalização pertinente às propriedades dos elementos: a lei periódica.
Alguns químicos que deram suas contribuições para a evolução da tabela peródicas foram: Antonie Lavoisier considerado o pai da química moderna. É reconhecido por ter enunciado o princípio daconservação da matéria, apesar de o russo Mikhail Lomonossov tê-lo feito 14 anos antes. Além disso identificou e batizou o oxigênio, refutou a teoria flogística e participou na reforma da nomenclatura química. Célebre por seus estudos sobre a conservação da matéria, mais tarde imortalizado pela frase popular: "Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma." Além de Antoine Lavoisier temostambém: John Dalton, Jacob Berzelius, Johann Dobereiner, Alexander Chancourtois, John Newleands, Lothar Meyer, Mendeleev, Henry Moselev e Glenn Seaborg




A DESCOBERTA DA LEI PERIÓDICA
DESENVOLVIMENTOS PRELIMINARES

Desde os primórdios, os químicos são responsáveis pela evolução do conceito de periodicidade (significa ocorrer regularmente ou intermitentemente. Um exemplo familiar deperiodicidade é a ocorrência da maré alta no oceano, duas vezes ao dia.) química. O alemão Lothar Meyer e o russo Dmitri Mendeleev fizeram mais do que quaisquer outros, posicionando se sobre um firme fundamento experimental. Trabalhando independentemente, eles descobriram a lei periódica e publicaram a tabela periódica dos elementos. Meyer publicou primeiro em 1864 e em 1869 expandiu sua tabela para maisde 50 elementos. Ele demonstrou a variação de propriedades periódicas, como o volume molar, o ponto de ebulição e a dureza, como uma função de massa atômica. No mesmo ano Mendeleev publicou os resultados de seu trabalho, incluindo sua própria versão de tabela periódica. Nos anos seguintes, ele prosseguiu em seu estudo, e em 1871 publicou a versão mostrada na tabela 1. Com esta tabela ele previu aexistência de elementos ainda não conhecidos na época e que ocupariam os espaços vazios da mesma. Deste modo, previu a existência dos elementos gálio e germânio e estimulou suas propriedades com grande exatidão. Demonstrou-se assim o valor o valor da tabela periódica na organização do conhecimento químico.
Em suas tabelas periódicas, Meyer e Mendeleev listaram os elementos em ordem...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • PROPRIEDADES PERIÓDICAS E APERIODICAS DA TABELA PERIÓDICA E LIGAÇÃO METALICA
  • propriedades periódicas da tabela periódica
  • PROPRIEDADES PERIODICAS E APERIODICAS
  • Propriedades Periódicas e Aperiódicas
  • Propriedades Periódicas e Aperiódicas
  • Propriedades periodicas e aperiodicas
  • PROPRIEDADES PERIÓDICAS E APERIÓDICAS
  • Propriedades Periódicas e Aperiódicas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!