Tabela periódica dos elementos

Páginas: 6 (1374 palavras) Publicado: 19 de março de 2013
|Nome: |N°: |
|Turma: |Turno: |Prof. : |


Índice-------------------------------------------------------------------------------1

Localização periódica dos elementos--------------------------------------------2
Classificação periódica dos elementos --------------------------------------3 e 4
Isotopia ou isótopos ----------------------------------------------------------------4
Isobaria ou isóbaros-----------------------------------------------------------------5
Isotonia ou isótonos-----------------------------------------------------------------5Isoeletrônicos------------------------------------------------------------------------6
Bibliografia--------------------------------------------------------------------------7













Localização periódica dos elementos
Alem de ser mais completa que a tabela de Mendeleyev, a Classificação Periódica Moderna apresenta os elementos químicos dispostos em ordem crescente de números atômicos.Períodos
As linhas horizontais que aparecem nas tabelas são denominadas períodos. É importante notar que:
1. No 6º período, a terceira “casinha” encerra 15 elementos (do lantânio ao lutécio) que, por comodidade, estão indicados em uma linha abaixo da tabela; começando com o lantânio, esses elementos formam as chamados Série dos Lantanídeos;
2. Analogamente, no 7º período, a terceira“casinha” também encerra 15 elementos químicos (do actínio até o laurêncio), que estão indicados na Segunda linha abaixo da tabela. Começando com o actínio, eles formam a Série dos Actinídeos.
Devemos ainda assinalar que todos os elementos situados após o urânio (92) não existem na Natureza, devendo, pois, ser preparados artificialmente. Eles são denominados Elementos Transurânicos. Além desses, sãotambém artificiais os elementos Tecnécio-43, Promécio-61 e Ástato-85.
Colunas, grupos ou famílias
As linhas verticais que aparecem na tabela são denominadas colunas, grupos ou famílias de elementos. É ainda importante considerar o seguinte:
1. O hidrogênio (H), embora apareça na coluna 1A, não é um metal alcalino. Pelo contrário, o hidrogênio é tão diferente de todos os elementos químicos quealgumas classificações preferem colocá-lo fora da tabela.
2. As colunas A são as mais importantes da tabela. Seus elementos são denominados elementos típicos, característicos ou representativos da Classificação Periódica. Em cada coluna A, a semelhança de propriedades químicas entre os elementos é máxima.
3. Os elementos das colunas 3B, 4B, 5B, 6B, 7B e 8B constituem os chamados elementosde transição. Note que, em particular, a coluna 8B é uma coluna tripla.
4. Outra separação importante que podemos notar na Classificação Periódica é a que divide os elementos em metais, não-metais (ou ametais) e semi-metais.
Como podemos notar, dos 109 elementos considerados na tabela o número de metais (84) supera bastante o número de não-metais (11), semi-metais (7) e gases nobres (6). Comojá dissemos o hidrogênio, devido às suas propriedades muito especiais, deve ser deixado fora dessa classificação.

Classificação periódica dos elementos
Os elementos químicos da Tabela Periódica são classificados em cinco grandes grupos: metais, ametais (ou não metais), semimetais, gases nobres e hidrogênio.
•   Metais: os metais constituem a maior parte dos elementos existentes (doisterços). Eles estão representados pela cor amarela na Tabela acima e correspondem a 87 elementos.
Em temperatura ambiente eles são duros, sólidos, com exceção apenas do mercúrio (Hg), que é líquido. São condutores de calor e eletricidade. O metal é caracterizado também por sua maleabilidade (capacidade de ser moldado) e pela sua ductilidade (capacidade de formar fios, como, por exemplo, os fios...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A Tabela Periódica dos Elementos de Mendeleiev
  • Elemento químico e tabela periódica
  • Elementos quimicos da tabela periodica
  • Tabela periódica e alguns elementos
  • Elementos da tabela periódica e suas aplicações
  • 5 Elementos da tabela periodica
  • Elementos dos estudos da tabela periodica
  • Elementos da tabela periódica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!