Tabela Musculos - anatomia por Lelenxo

1424 palavras 6 páginas
Anemia Falciforme Autora: Rilvaynia Dantas Soares ryl@globo.com
Matricula: 37066 A anemia falciforme é uma anemia hemolítica grave resultante de uma molécula defeituosa de hemoglobina e se apresenta com ataques de dores. Essa doença debilitante é predominantemente encontrada em africanos e nos negros norte-americanos, mas pode também ocorrer em indivíduos de países do Mediterrâneo e em árabes. Introdução O termo anemia é do conhecimento da grande maioria da população brasileira, no entanto, poucas pessoas têm informações sobre a anemia falciforma .
A anemia é uma expressão laboratorial que identifica o número reduzido de glóbulos vermelhos ou nível de hemoglobina inferior ao normal. As causas que determinam estas condições podem ser : glóbulos vermelhos defeituosos, destruição precoce dos glóbulos vermelhos e perdas de sangue.
A alteração responsável surgiu há milhares de anos na Ásia menor, como forma do organismo se defender da malária. Assim, aqueles que tinham o gene S, e os seus descendentes que tiveram a hemoglobina modificada geneticamente apresentam a capacidade de dificultar a evolução da malária em seu corpo, quando picados pelo mosquito infectado. No entanto, esta modificação teve um preço e, certos descendentes de filhos de pais com alteração parcial, sem sintomas e hígidos, geravam filhos com anemia e diversos outros problemas.
Com o decorrer do tempo e no rastro das grandes migrações que ocorreram, a África, nas regiões tropicais e equatoriais, passou a ser o local preferencial da malária e os sobreviventes eram os que apresentavam as alterações da hemoglobina. Isto fez com que certas populações da raça negra da região se apresentassem com percentuais extremamente elevados de alteração na hemoglobina, mas adaptados ao seu meio e em convívio com a malária.
Foram estes contingentes populacionais africanos, trazidos como escravos ao nosso país, a partir do Século XVII, os responsáveis pela introdução

Relacionados