tabela de ossos

Páginas: 7 (1746 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
NOME DA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR

ANATOMIA - I
FISIOTERAPIA





GUIA DE ESTUDOS








GRUPO:
ALUNO: CAMILA PEREIRA LEITE RA: 6620369248
ALUNO: CINTIA REJANE GONÇALVES ROSA RA: 6600238408
ALUNO: DAIANE BARBOSA DOS SANTOS RA: 6814000839
ALUNO: DÉBORA CARVALHO DASILVA RA: 6617352679
ALUNO: FERNANDA SOARES RA: 4997024664
ALUNO: FERNANDA NUNES DOS SANTOS RA: 6826507414
ALUNO: LIDIANE QUEIROZ DE OLIVEIRA RA: 6248235873
ALUNO: PEDRO DA COSTA SIMÕES RA: 6659404698ALUNO: WESLLEY MARLON SERAFIM XAVIER RA: 6477334551





OSTEOLOGIA

OSTEOLOGIA: CABEÇA (CRÂNIO E FACE)
Nome do Osso
Classificação
Acidentes Anatômicos deste Osso
Maxila (2)
Plano e Irregular
Cada maxila apresenta um corpo, um processo frontal, que se articula com o osso frontal, um processo palatino que, juntamente com a lâmina horizontal do osso palatino,forma o palato duro.
Palatino (2)

Forma parte posterior do palato duro,parte do soalho e parede lateral da cavidade nasal e o soalho da orbita: é formado por uma parte vertical e horizontal e apresenta 3 processos: piramidal,orbital,esfenoidal . O osso palatino articula-se com 6 ossos: esfenóide, etmóide, vômer, maxila, concha nasal inferior e com o osso palatino do lado oposto.
Zigomático(2)
Par e Irregular
Forame zigomáticofacial,(onde passa o nervo zigomático),processo temporal do osso zigomático,que,junto o processo zigomático do osso temporal forma arco zigomático
Lacrimal (2)
Curto
Estão situados na parte anterior da parede medial da orbita, e delimitam a fossa do saco lacrimal, que se continua no canal naso-lacrimal que se abre no meato inferior da cavidade nasal.Etmóide (1)
Curto
Possui uma lâmina horizontal, a lâmina crivosa, que é atravessada pelo filete do nervo olfatório; uma lâmina perpendicular, que, juntamente com o vômer, constitui o septo nasal ósseo.
Esfenóide (1)
Pneumático
Processo clinóides anteriores e posteriores, fosso hipofisária, forame redondo, forame oval, forame espinhoso, canal óptico.
Vômer (1)
Irregular
Vômer é umpequeno osso situado na face inferior do crânio, onde se articula com o osso esfenóide; possui uma lâmina que, juntamente com a lâmina perpendicular do osso etmóide, concorre para a formação do septo nasal ósseo.
Concha Nasal Inferior( 2)

São osso independentes, laminares, situados na cavidade nasal, podem ser observadas através da abertura piriforme do nariz.
Mandíbula (1)
Plano e Irregular
Éum osso ímpar e móvel articula com os temporais através dos côndilos, formando a articulação têmporo-mandíbular (ATM). A mandíbula consta de um corpo em forma de ferradura, que apresenta os alvélos da arcada dentaria inferior e dois ramos, continuação do corpo numa angulação conhecida com ângulo da mandíbula. O ramo da mandíbula apresenta um côndilo, que se articula com a fossa mandibular sotemporal e um processo coronóide, entre o côndilo e o processo coronóide há uma incisura mandibular.



Parietal (2)
Chatos ou laminares
Os dois ossos parietais direito e esquerdo, formam os lados e o teto do crânio e se articulam na linha mediana formando a sutura sagital.
Frontal ( 1)

Chatos e laminares
O osso frontal forma, essencialmente, a fronte (testa); o teto da cavidade nasal eas órbitas se articula com borda supraorbitária, uma borda definida acima de cada órbita, e o arco superciliar, uma proeminência que se superpõe ao seio frontal; tuberosidade frontal, espinha nasal e processo zigomático.
Occipital (1)
Chatos e laminares
Osso occipital forma a parte posterior e parte da base do crânio; articula-se anteriormente com osso parietais formando a sutura lambdóide....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • tabela de anatomia ossos
  • Ossos
  • Ossos
  • ossos
  • Osso
  • ossos
  • Ossos
  • Ossos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!