TABD TAREFA02 YaskaraPaiva

1832 palavras 8 páginas
Tarefa 2
Unidade I – Banco de Dados Avançados
Capítulos 1 e 2 da apostila da disciplina

Questão 01 (1,0 ponto)
Como vocês puderam perceber, no capítulo 2 da Unidade I falamos sobre Bancos de Dados Não Convencionais (BDNC). Foram abordados os BDs ativos, multimídia, temporais e dedutivos. Cite pelo menos mais 3(três) exemplos de Bancos de Dados Não Convencionais e suas aplicações.
– BD Orientado a Objeto :
Um banco de dados orientado a objeto é um banco em que cada informação é armazenada na forma de objetos, e só pode ser manipuladas através de métodos definidos pela classe que esteja o objeto.
A adoção desse modelo foi justificada pelo fato de que o banco de dados relacional tem dificuldades para trabalhar com dados complexos e pelas aplicações serem construídas em linguagens orientadas a objetos (java, C++, C#) e o código precisa ser traduzido para uma linguagem que o modelo de banco de dados relacional entenda.
Exemplos: CACHÉ, VERSANT e JASMINE

– BD Geográfico ou Espaciais:
Esse tipo de BD oferece a possiblidade de realização de cálculos como áreas, distâncias e centróides, além de realizar a geração de buffers (zona de influência) e outras operações entre as geometrias. Trata-se de análise e consultas epaciais.
Um exemplo do uso dessas extensões é o PostGis, que é a extensão espacial do famoso SGBD de código aberto PostgreSQL.
Através desse tipo de BD é possível, por exemplo, identificar “Quais quadras estão num raio de um quilômetro em relação ao local onde ocorreu determinado assalto?”

– BD XML:
Software de persistência de dados que permite o armazenamento de dados no formato XML. Mapeia todo XML para um banco de dados tradicional, como por exemplo, BD relacional.
Ele aceita XML como entrada, renderiza XML como saída e o próprio banco de dados faz esta conversão.
Ex: Postgres possui suporte a XML (biblioteca interna de manipulação XML)
Através desse BD é possívelextrair informação para usar em um Web Service, gerar relatórios rápidos e transformar XML

Relacionados