TabathaLinhares 1

1304 palavras 6 páginas
Operação Password
As investigações começaram em maio deste ano e, na manhã desta terça-feira, foram expedidos 23 mandados de busca e apreensão contra investigados na "Operação Password"

Estado de Minas
Publicação: 21/10/2014 09:58 Atualização: 21/10/2014 11:09
A Polícia Federal em Governador Valadares, Região Leste de Minas, desencadeou na manhã desta terça-feira a “Operação Password” para apurar responsabilidade criminal envolvendo fraude de servidores públicos em concurso público na UFJf.

A Justiça Federal expediu 23 mandados de busca e apreensão, cumpridos por 106 policiais federais nas cidades de Governador Valadares, Juiz de Fora, Belo Horizonte e Brasília/DF; além de dois mandados de afastamento da função pública e proibição de acesso a determinados lugares.

As investigações tiveram início em maio deste ano e identificaram fraudes praticadas por servidores públicos ocupantes de cargos de comando na UFJF, com participação eventual de dois secretários e um ex-secretário de Governo da Prefeitura de Governador Valadares.

Por uma série de ações ilegais, os investigados encontraram uma forma de institucionalização do nepotismo, tratando a coisa pública como própria, fazendo uso de bens e dinheiro público no interesse particular, inclusive para fins de emperrar as investigações empreendidas pela Polícia Federal.

Foram apurados indícios que demonstram a realização de fraudes para a aprovação de 11 candidatos em concurso público para a UFJF. Os policiais também revelaram o crime de falsidade ideológica para viabilizar a posse de um dos investigados. O beneficiado já era servidor da UFJF, contando com declaração ideologicamente falsa, assinada por um professor da universidade, que declarava uma condição que o candidato ainda não possuía, para fins de cumprir requisito do edital.

Os servidores da UFJF que figuram como principais envolvidos podem ser condenados por associação criminosa, peculato, falsidade ideológica e 11 vezes o crime de fraudes em certames de

Relacionados