TABALHO PORTUGUES

288 palavras 2 páginas
Nome: Maiza Garbuio Pereira Quartarolli
Nº 19
Série : 3ºB

LIMA BARRETO

MATINHOS 2015

Afonso Henriques Lima Barreto (1881-1922) nasceu no Rio de Janeiro e ocupa hoje um lugar de destaque em nossa literatura por criticar a sociedade carioca ( e brasileira) no inicio do século XX.
De família humilde e mulata consegue, sob ajuda do Visconde de Ouro Preto, concluir o curso secundário e ingressar no curso de Engenharia mas abandona para cuidar do pai doente e sustentar a família.
A dura vida que levava, o desgosto familiar e a depressão de que sofria disseram de Lima Barreto um grande critico social em suas obras. Por outro lado, valorizava apaixonadamente o povo sofrido dos subúrbios que não possuem perspectiva de uma vida melhor.
Lima Barreto fez inúmeros registros críticos de acontecimentos históricos brasileiros, como a campanha contra a febre amarela, a politica de valorização do café, a participação do Exercito brasileiro na Primeira Guerra Mundial, o advento feminista, dentre tantos com desprezo por serem gananciosos sem conhecimento intelectual e pela mania de grandeza. Tudo isso envolto pelo seu carinho à cidade do rio de Janeiro, à sua gente sofrida e seus dramas.
Sua obra mais representativa foi O Triste Fim do Policarpo Quaresma (1915), que conta a trajetória de policarpo quaresma, um major reformado e nacionalista e fanático que, ao conhecer, através dos livros, as grandezas de nossa terra, insiste em transformar o Brasil numa grande potência mundial.
Lima Barreto assume uma postura inovadora em relação a outros escritores de sua época. Rebelou-se com o formalismo e não seguiu o modelo de outros literários. Enquanto isso, seus contemporâneos tratavam de “Olimpo e plagas Gregas” que não conheciam, já o escritor inaugurava, em sua prosa, o subúrbio carioca .

Relacionados