Tabalho Leucemia

4704 palavras 19 páginas
INTRODUÇÃO

Leucemia refere-se a um grupo de doenças complexas e diferentes entre si, que afetam a produção dos glóbulos brancos (léucocitos), de origem na maioria das vezes não conhecida. Ela tem como principal características o acúmulo de células jovens(blasticas) anomais na medula óssea que substituem as células sanguíneas normais. Para melhor antender a leucemia é importante compreendermos a composição sangue e da medula óssea. O sangue é composto do plasma e de células em suspensão. O plasma é formado por água onde se dissolvem várias substâncias químicas como proteínas, vitaminas, hormônios, minerais e anticorpos, inclusive aqueles produzidos nas nossas vacinações. As células são glóbulos vermelhos, plaquetas e os glóbulos brancos que se dividem em neutrófilos, eosinófilos, basófilos, monócitos e linfócitos. Os glóbulos vermelhos formam quase 50% do volume do sangue e são compostos pela hemoglobina, uma proteína com a função de captar oxigênio nos pulmões e leva-lo aos tecidos. As plaquetas são células do sangue que ajudam o nosso organismo a controlar as hemorragias. Além das plaquetas, outros elementos da coagulação garantem a formação de um coágulo forte. Os glóbulos brancos são compostos de várias células diferentes que podem se dividir em neutrófilos e linfócitos.
Os neutrófilos e monócitos que são denominados fagócitos, porque ingerem as bactérias e fungos causando sua destruição. Por isso são células que auxiliam na cura da maioria das infecções. Os linfócitos têm como principal função produzir a imunidade. Existem três tipos: os linfócitos T, B e os NK(Natural Killer). Eosinófilos ebasófilos atuam principalmente nas respostas alérgicas.

LEUCEMIA
O termo leucemia refere-se a um grupo de doenças complexas e diferentes entre si que afetam a produção dos glóbulos brancos. Para melhor entender esta, ou melhor, estas doenças, é importante que compreendamos a composição do sangue e da medula óssea.
O sangue é composto por plasma e células suspensas no

Relacionados

  • APOSTILA M DULO I
    19188 palavras | 77 páginas
  • Apostila de Higiene e Seguran a do Trabalho
    63990 palavras | 256 páginas
  • aupuntura
    87916 palavras | 352 páginas