Tabalho humano - Elemento Humanizador do homem

474 palavras 2 páginas
Tabalho humano - Elemento Humanizador do homem

A humanização consiste na evolução que o homem, ou seja, na tentativa de melhorar suas habilidades atravez de um contato que o mesmo tem com o meio em que vive. O trabalho humano, faz parte de seu processo humanizador, tendo um lado positivo ou negativo, podendo construir um processo de humanização ou de desumanização. O processo de humanização do trabalho consiste de uma atividade em que o homem tem a capacidade de transcender a si mesmo, conseguindo transformar a natureza, produzir cultura e estabelecer relações com o meio e com os individuos que nele estão.
Ja o processo desumanição do trbalho consiste em um tabalho que apenas é feito para que ao final de tudo suas necessidades biologicas e economicas sejam satisfeitas, gerando assim uma atividade mecanica em que o ser humano não é froçado nem a melhor e nem a pessar, e tambem se transformando uma atividade alienante em que o ser humano fica ligado a apenas aquilo sem tentar transcender a si mesmo.
O trabalho veio se aperfeiçoando com o tempo, desde a antiguidade até os dias atuais ele sofreu grandes mudanças. Porém trabalho sempre foi relacionado com lazer, e de acordo com a epoca a relação entre eles sempre houve alterações.
Por exemplo, na antiguidade os trabalhos eram físicos, o ser humano possuia um certo controle sobre os objetos produzidos, aparitr da epoca protentante o trabalho começou a ser visto como ima negação a Deus, em que a fé deveria ser mostrada atravez de obras, e foi nesta mesma época que começaram com a venda de indulgencias, os trabalhos eram muitos, o dinheiro era pouco e ainda tinham que pagar por indulgencias com o pouco dinheiro que lhes restavam.
Ja na modernidade o trabalho começou a mudar mais, o trabalho passou a ser fadigante, havendo pouco tempo para o lazer, os trabalhadores ja não conheciam mais o objeto final produzido por eles, eles passaram a se especializar em certas areas de produção para que a produção

Relacionados