Tabalho de HMAP

2430 palavras 10 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
IME - Instituto de Matemática e Estatística
LANTE – Laboratório de Novas Tecnologias de Ensino

HISTÓRIA DA MATEMÁTICA ATRAVÉS DE PROBLEMAS

Álgebra: Uma abordagem na História da Matemática com Tecnologia

Gilmar Soares Lemos
Grupo 16

JOÃO MONLEVADE/MG
2012

INTRODUÇÃO

A matemática é apresentada aos alunos sem qualquer referência à sua história, enfatizando-se procedimentos e técnicas, em detrimento da reflexão acerca das ideias matemáticas e da percepção de significados para os algoritmos, tornando-se uma atividade mecânica.

A Álgebra é um campo da matemática no qual se podem observar situações conflitantes, como alunos capazes de operar com símbolos matemáticos e, contudo incapazes de fazer generalizações. Também há dificuldades relativas a não compreensão das técnicas algébricas, aliadas ao não entendimento dos conceitos algébricos. Essas questões podem ser originárias de metodologias que escondem a natureza da matemática e os processos de criação e generalização do conhecimento matemático.

Na tentativa de melhorar a aprendizagem de certos conceitos algébricos, buscaram-se na História da Matemática subsídios para a elaboração de atividades pedagógicas que podem possibilitar uma maior compreensão da linguagem algébrica, com vistas a processos de abstração e generalização.

OBJETIVOS

-Criar situações de aprendizagem que levem os alunos à construção de conhecimento, à criatividade, ao trabalho colaborativo e resultem efetivamente na construção dos conhecimentos e habilidades;
-Desenvolver nos discentes a capacidade interpretativa das diversas formas de problemas que envolvem a álgebra;
-Proporcionar aos alunos, oportunidades de se envolverem em novas experiências de aprendizagem;
-Utilizar um software livre para o ensino da álgebra.

METODOLOGIA e APRESENTAÇÃO DE MATERIAIS

Antes da

Relacionados