Tabagismo

Páginas: 21 (5178 palavras) Publicado: 15 de agosto de 2015
FACULDADE CIÊNCIAS DA VIDA
CURSO DE PSICOLOGIA





ADRIANO HELENO, CAMILA LEONI, EMANUELLE MARTINS, FERNANDA GOMES, JOEL SANTOS, JUSSARA FARIA, JUSSARA MACEDO, LUCIENE GALUPPO, MARINA MELO, NAYARA TAYANE, SUZANA MATOSO.




AS CONSEQUÊNCIAS PSICOLÓGICAS DO USO DO CIGARRO NA VIDA DO CASAL






Sete Lagoas
2015
ADRIANO HELENO, CAMILA LEONI, EMANUELLE MARTINS, FERNANDA GOMES, JOEL SANTOS, JUSSARAFARIA, JUSSARA MACEDO, LUCIENE GALUPPO, MARINA MELO, NAYARA TAYANE, SUZANA MATOSO.





AS CONSEQUÊNCIAS PSICOLÓGICAS DO USO DO CIGARRO NA VIDA DO CASAL




Pré-projeto apresentado como requisito parcial para pontuação na atividade de Trabalho Interdisciplinar, na Faculdade Ciências da Vida.
Orientador: Prof. Lucirley Guimarães de Sousa Araújo








Sete Lagoas
2015

SUMÁRIO



1 INTRODUÇÃO 41.1 TEMA 5
1.2 PROBLEMA DE PESQUISA 5
1.3 JUSTIFICATIVA 6
1.4 PRESSUPOSTOS 9
1.5 OBJETIVOS 9
1.5.1 Objetivo Geral 9
1.5.2 Objetivos Específicos 9
2 REFERENCIAL TEÓRICO 10
2.1 CARACTERISTICAS DO TABAGISMO 10
2.2 O TABAGISMO E A VIDA CONJUGAL 11
2.3 A RELAÇÃO CONJUGAL COMO APOIO PARA VENCER O VÍCIO 13
3 METODOLOGIA 15
3.1 CLASSIFICAÇÃO DA PESQUISA 15
3.2 COLETA DE DADOS 16
3.3 ANÁLISE DE DADOS 17
4RESULTADOS ESPERADOS E APLICABILIDADE DA PESQUISA 17
5 CRONOGRAMA 18
6 ORÇAMENTO DETALHADO 18
7 REFERÊNCIAS 19















1 INTRODUÇÃO
No início deste trabalho pretende-se ressaltar reflexões acerca das consequências psicológicas na vida do casal, tema proposto, de modo a investigar quais seriam os sintomas de comorbidades, prejuízos trazidos aos relacionamentos por sujeição permanente aotabaco e averiguar a consciência dos sujeitos envolvidos quanto aos malefícios originados pelo uso do cigarro existentes na vida diária. É importante frisar que teremos como foco, neste trabalho, o uso do tabaco nas formas – picado e enrolado em papel - que liberam inúmeras substâncias tóxicas diferentes.
Haja visto que o tabagismo é considerado um sério e antigo problema de saúde pública, há muitopara se estudar em várias áreas da saúde, sendo considerado este um tema interdisciplinar, no que remete à atuação dos profissionais da saúde. Destacaremos a atuação do profissional psicólogo, que acompanha o paciente em todo o processo de desvinculação do cigarro, sendo importante definir alguns termos norteadores do desenvolvimento deste pré-projeto que será mais uma contribuição não só para apsicologia, mas para os diversos campos de saúde física e mental.
O ser humano tem se prejudicado cada vez mais em relacionamentos interpessoais, devido à agitação das novas formas de atividade na sociedade contemporânea, o que muito preocupa os psicólogos e pesquisadores em geral. Por esse motivo, os fumantes buscam amenizar a ansiedade, a irritação e stress diário no cigarro. Éinteressante analisar o comportamento de fumar sob o viés do behaviorismo radical skinneriano, representado no paradigma S – R → S. Segundo Skinner (1957 s/p) “o homem age sobre o mundo, modifica-o, e por sua vez é modificado pelas consequências de suas ações”. Essa frase remete à ideia de que ao emitir um determinado comportamento, como por exemplo, o de fumar, este ato terá consequências tanto para oindivíduo, quanto para o ambiente ao seu redor, seja este ambiente composto por outras pessoas ou pela natureza.
Como estamos sempre em busca do mérito e do reconhecimento, tendemos a nos responsabilizar-nos somente pelos comportamentos benéficos e culpar o ambiente pelos que não são positivos. E a noção de responsabilidade para o Behaviorismo radical de Skinner está inteiramente relacionada aoautocontrole e ao saber comportar-se em função de relacionamentos a longo prazo. De acordo com Baum (2006, p.205), “as pessoas buscam o mérito e evitam responsabilizar-se, e atribuem ao ambiente a culpa por atuações passíveis de punição, ou seja, nos livramos de situações difíceis jogando a culpa em fatores ambientais”.
O fumante sabe que o uso do tabaco é um comportamento mal visto por algumas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Tabagismo
  • Tabagismo
  • Tabagismo
  • Tabagismo
  • tabagismo
  • Tabagismo
  • Tabagismo
  • Tabagismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!