taarrar

292 palavras 2 páginas
Gestão de Produtos e Marcas
TRABALHO INDIVIDUAL 2014/2015 – AVALIAÇÃO CONTINUA
Data: 27 de Outubro de 2014

Admita que foi contratado por uma empresa como Gestor de Produto e que vai ser responsável pela gestão de uma linha de produtos constituída por 5 produtos.
Na primeira reunião com o Diretor de Marketing, foi-lhe solicitado a elaboração de estratégias que visem o equilíbrio da linha de produtos e o crescimento da quota de mercado a médio prazo. 1. Objetivos do trabalho:
O objetivo deste trabalho é que o aluno demonstre que sabe criar uma Matriz BCG
(crescimento do mercado / participação relativa de mercado) com base em informação obtida dos mercados e das empresas e sabe interpretar e definir estratégias em função dos resultados. 2. Dados para o trabalho:





Escolher uma empresa (real ou inventada) que comercialize produtos;
Selecionar 5 produtos;
Construir uma Matriz BCG com a respetiva grelha, com os dados e os cálculos que servem de base à construção;
Os dados podem ser reais ou inventados pelo aluno.

3. Estrutura do trabalho:


Pretende-se um relatório simples e objetivo onde deve constar: o A Matriz BCG (gráfico) e a grelha com os dados e cálculos; o Interpretação dos dados da Matriz BCG (gerais e em particular para cada produto); o Em função dos resultados obtidos (Matiz BCG), apresentar as estratégias para atingir os objetivos que lhe foram colocados.

Nota: Este trabalho não tem condicionalismos orçamentais para a definição das estratégias, assim sendo, uma boa dose de realismo será relevante. Também será valorizado a simplicidade/objetividade do trabalho e as estratégias mais criativas/inovadoras.

4. Data de entrega:
O trabalho tem que ser entregue via Moodle, em formato PDF, até ao dia 9 de Novembro de
2014 - 23H55.

BOM TRABALHO!

Miguel Ferreira

Relacionados