TA194 03032006 161442

4306 palavras 18 páginas
III Encontro da ANPPAS
23 a 26 de maio de 2006
Brasília – DF

Os Impactos Socioeconômicos e Ambientais da Atividade Produtiva do Pequeno Minerador de Materiais para Construção Civil no Município de Teresina-PI.

Bartira Araújo da Silva Viana¹ & José Luis Lopes Araújo²
¹Geógrafa, Mestranda do PRODEMA/UFPI (bartira.araujo@bol.com.br).
²Orientador PRODEMA/UFPI (jlla@ufpi.br).

A mineração de materiais para a construção civil desenvolvida em Teresina é de grande importância social e econômica, porém, a extração desses bens é realizada com o método de lavra a céu aberto, concorrendo para proliferação de focos de erosão e assoreamento de cursos d’água, provocando uma degradação ambiental e desconfiguração da paisagem local. O estudo realizado no município de Teresina-Pi é motivado pela observação de que as atividades de extração de materiais para construção civil na zona Norte da cidade estão diretamente relacionadas com a expansão urbana da capital nas últimas décadas. A necessidade de exploração desses minerais é cada vez maior, visando atender a demanda de areias, massará, seixos e pedras na cidade. O objetivo deste trabalho é analisar os impactos socioeconômicos e ambientais da atividade produtiva do pequeno minerador de materiais para a construção civil na cidade de Teresina, considerando as condições de trabalho da população envolvida e os efeitos degradantes dessa atividade sobre o meio ambiente da capital. Por meio de pesquisa bibliográfica e observações de campo pôde-se constatar que a exploração mineral é uma atividade que necessita de estreito acompanhamento dos órgãos que zelam por um meio ambiente saudável, pois, ao longo dos anos, ela vem utilizando técnicas e manejo de áreas que comprometem uma proposta de “cidade sustentável”.

1. INTRODUÇÃO

Os anos de 1970 e 1980 foram marcados pela definição mais precisa da expressão “impacto ambiental” devido a necessidade de se estabelecer diretrizes e critérios para avaliar efeitos

Relacionados