ta10L2mod1 Trab01 n19

278 palavras 2 páginas
Curso Profissional Técnico de Electrónica Automação e Computadores
****
Tecnologias Aplicadas

Segurança no Trabalho e Ergonomia

Leonardo Cunha
10ºL-Nº19

Índice

Segurança no trabalho 3
Ergonomia 4
Webgrafia 5

Segurança no trabalho
A segurança do trabalho refere-se a uma série de medidas preventivas contra todo tipo de imprevisto, como acidentes de trabalho, perturbação funcional ou até doenças ocupacionais.

Para os trabalhadores, estar em uma empresa que preza pela segurança é muito importante, pois isso interfere diretamente na vida saudável no ambiente corporativo. Ao estarem seguros no trabalho, os funcionários ficam menos expostos a riscos e não demandam altos investimentos se algo não sair como o planeado.

É importante que o profissional de Segurança do Trabalho tenha capacidade técnica necessária para avaliar desde os riscos grandes até aos pequenos. O risco pequeno de hoje pode se tornar grande amanha. Acidentes são acidentes, todos são desagradáveis.
Ergonomia
O principal objetivo da ergonomia é desenvolver e aplicar técnicas de adaptação do homem ao seu trabalho e formas eficientes e seguras de o desempenhar visando a otimização do bem-estar e, consequentemente, aumento da produtividade.

O conceito de Ergonomia se aplica à qualidade de adaptação de uma máquina ao seu operador, proporcionando um eficaz manuseio e evitando um esforço extremo do trabalhador na execução do trabalho.

Objetivos da ergonomia
Aumentar a eficiência organizacional;
Aumentar a segurança, a saúde e o conforto do trabalhador.

Webgrafia http://www.metropolitana.com.br/blog/seguranca/a-importancia-da-seguranca-no-trabalho/ (consultado em 18-09-2014) http://segurancadotrabalhonwn.com/a-importancia-da-seguranca-do-trabalho/ (consultado em 18-09-2014) http://www.significados.com.br/ergonomia/ (consultado em 18-09-2014) http://www.crpg.pt/empresas/recursos/kitergonomia/Paginas/ergonomia.aspx (consultado em 18-09-2014)

Relacionados