T6f66tf

14789 palavras 60 páginas
Nome(s) comuns:
Barriga Verde, Percevejo Barriga Verde

Nome Científico:
Dichelops furcatus (Fabr., 1775)

Ordem:
Hemiptera

Família:
Pentatomidae

Culturas que Ataca:
Soja, Milho

Características Morfológicas:
Tem 9 mm de comprimento, coloração marrom uniforme, abdome verde e espinhos laterais negros no protórax. Ninfas marrons com a cabeça pontiaguda.

Ciclo de Vida:
Faz postura de ovos verde em fileira dupla.
Com o ciclo completo em 2 meses e o adulto vive 6 meses, a partir do outono até a primavera.

Comportamento:
Voam curtas distancias para encontrar plantas e ambiente adequados para sua alimentação e sobrevivência. E no inverno eles são encontrados em plantas de folha larga, devido apresentarem condições mais favoráveis do que as folhas estreitas (gramíneas)

Danos:
Soja:
Os danos podem resultar da sucção de seiva dos ramos ou hastes e de vagens. Ao sugarem ramos ou hastes, os percevejos podem ser limitantes para a produção de soja, pois, devido provavelmente a toxinas que injetam, provocam a "retenção foliar" ou soja louca, ou seja, as folhas não caem normalmente e dificultam a colheita mecânica.
No caso de ataque às vagens, os prejuízos podem chegar a 30%, pois com a sucção de seiva as vagens ficam marrons e "chochas".
Milho:
Sugam a seiva da base do colmo, causando o murchamento da planta e depois o secamento. Podem também provocar o perfilhamento do milho, o que torna a planta improdutiva. Ataques intensos podem causar prejuízos de até 29% na produção.

Medidas de Controle:
Milho:
Pulverização com endosulfan, adicionando-se na calda 1kg de sal ou uréia por hectare.
Soja:
O nível de ação, a partir do qual o controle químico dos percevejos deve ser realizado, é de quatro percevejos adultos ou ninfas com mais de 0,5cm, observados na média das amostragens pelo pano-de-batida. Para o caso de campos de produção de semente, esse nível deve ser reduzido para dois percevejos por pano-de-batida. Embora os percevejos possam estar presentes na cultura, em

Relacionados