T4AD Estudo dirigido

1498 palavras 6 páginas
Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix
Curso de Arquitetura e Urbanismo
História e Teoria da Arquitetura e da Cidade IV

T1AD. Estudo dirigido: Balanço atual da arquitetura e urbanismo no Brasil pós-Brasília.

Erick Silva Sales Simplício

Belo Horizonte
Abril 2015
1. Em relação ao paradigma do urbanismo moderno, qual é o principal ponto negativo e o caráter positivo, apontados por DEL RIO; GALLO (2000)?
Pontos negativos:
As enormes áreas "livres" e verdes projetadas, que se convertem em perigosos e desconfortáveis vazios; os prédios de escritórios absolutamente sem personalidade que cortam radicalmente com o tecido antigo, os novos recuos geram uma descontinuidade e as “terras-de-ninguém”, inúteis e perigosas, os projetos idênticos, "carimbados" sem restrição por todos os bairros, de modernas torres residenciais embasadas por garagens, e estimula-se a divisão do espaço público pelo privado, implantado por exclusão do semi-público impedindo as escalas de transição.
Os dispositivos restritivos e classificatórios da lei de zoneamento, um dos mais sentidos legados desse urbanismo e que permeia o cotidiano de nossas cidades, tentam proteger funções urbanas do impacto de outras, mas o zoneamento é derivado da quebra da visão da cidade como continuidade (físico-espacial, social e histórico) e tende a promover uma abordagem fracionada, que não reconhece a riqueza da complexidade urbana e trata a cidade por partes estanques, mais facilmente manipuláveis.
Caráter positivo:
A reunião das ideias mais importantes que compõem o pensamento modernista serviu para estabelecer aqui um grande sentido do social e uma unidade de propósitos, que possibilitou estabelecer, contraditoriamente ao princípio de negação do repertório histórico e da criação de formas novas, uma expressão de identidade.
Algumas características de Lúcio , como o trânsito fácil entre a escala do edifício e da cidade (um claro fator de ruptura com a herança portuguesa,

Relacionados