T32 Stephani Contabilidade

357 palavras 2 páginas
Diário de Bordo 09/04 A Contabilidade está diante de novos desafios causados pelas constantes mudanças no cenário econômico mundial onde a economia globalizada, o desenvolvimento do mercado de capitais internacional e o aumento dos investimentos estrangeiros geram a necessidade de utilização de normas e procedimentos que contribuam para reduzir as diferenças das informações contábeis entre os países (NETO; DIAS; PINHEIRO, 2009). http://www.fucape.br/premio_excelencia_academica/upld/trab/11/36.pdf O dia a dia do profissional da contabilidade é desafiador pela importância das informações que passam pelas nossas mãos.
Por isso, é fundamental manter as práticas de respeito e virtudes que agregam valor ao perfil profissional. Assim como na vida, durante o exercício da profissão estamos sendo sempre observados. Portanto, a nossa postura e o nosso envolvimento em movimentos classistas ou comunitários revelam quem somos também na relação com os clientes. http://www.contadores.cnt.br/portal/noticia.php?id=21785&Cat=1&.html Um aspecto relevante é entender a enorme dificuldade vivenciada pelos integrantes das entidades contábeis normatizadoras. Esses vivenciam grandes dualidades, como a necessidade de definir se devem aumentar o número de normas acompanhando todas as novas operações realizadas pelas empresas ou exercer a regulação baseada em princípios. Ao mesmo tempo, devem definir como equilibrar a postura rígida necessária, sem que haja restrição total sobre a capacidade do profissional da contabilidade em retratar a realidade de acordo com as características da empresa e da transação econômica realizada. E, também, como garantir a aplicação da essência econômica sobre a forma jurídica.
Em decorrência da grande complexidade do mundo e do risco da ocorrência de fraudes, observa-se a tendência de a contabilidade se tornar mais conservadora e rígida, diminuindo, assim, a possibilidade de ampliar novas formas mais arrojadas. Uma dificuldade adicional

Relacionados